Entenda a importância da vitamina C para a sua saúde

Nosso corpo necessita da quantidade certa de determinados nutrientes para que tenhamos uma qualidade de vida equilibrada, prevenindo doenças e mantendo o bom funcionamento do organismo. Dentre essas substâncias essenciais, vale destacar a importância da vitamina C.

Além de potencializar a saúde modo geral, ela ainda contribui para a perda de peso e ganho de massa muscular. E, com a alimentação certa, não é tão difícil obtê-la. Então, para saber mais sobre essa vitamina tão necessária à manutenção da saúde, continue com a leitura deste post!

Listaremos aqui os seus benefícios, a quantidade necessária para o corpo, os efeitos da sua falta e em quais alimentos podemos encontrá-la. Acompanhe:

Qual é a importância da vitamina C?

Geralmente, a vitamina C é mais conhecida por seus efeitos na prevenção e cura de gripes e resfriados. Porém, seus benefícios vão muito mais além, como veremos a seguir.

Tem propriedades antioxidantes

Os antioxidantes protegem as células contra os efeitos nocivos dos radicais livres — que, quando em excesso, prejudicam a saúde. Assim, a vitamina C ajuda a prevenir doenças degenerativas e crônicas, como mal de Alzheimer e certos tipos de câncer.

Protege contra doenças cardiovasculares

Ainda devido às suas propriedades antioxidantes, a vitamina ajuda a diminuir o acúmulo de colesterol nas artérias. Dessa forma, combate e previne a hipertensão arterial e a arteriosclerose, reduzindo de forma significativa o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.

Promove a beleza da pele, unhas e cabelos

Outra grande importância da vitamina C é sua ação antienvelhecimento da pele, das unhas e dos cabelos.

Por contribuir para a produção de colágeno, ela retarda o surgimento de rugas, deixa a pele tonificada e as unhas e cabelos fortes. Justamente por esse motivo, ela é bastante utilizada em cosméticos.

Fortalece o sistema imunológico

Um dos efeitos mais conhecidos da vitamina C é o fortalecimento do sistema imunológico, devido à estimulação dos vasos brancos do sangue. Portanto, para se manter saudável, é importante consumir diariamente alimentos ricos dessa vitamina.

Auxilia na perda de peso

A quantidade de gordura queimada durante dietas ou exercícios é maior em indivíduos com níveis adequados de vitamina C. Do mesmo modo que, quando há deficiência da vitamina, há maior dificuldade em perder gordura abdominal, tão perigosa para a saúde.

Favorece o ganho de massa muscular

Os antioxidantes da vitamina C protegem os músculos dos radicais livres, liberados após os treinos de resistência. Além disso, há diminuição dos níveis de cortisol, e, consequentemente, aumento da testosterona — hormônio responsável pelo crescimento e recuperação muscular.

Qual é a quantidade necessária de vitamina C?

A dosagem recomendada varia conforme o sexo, idade e outros fatores. Em crianças e adolescentes, o ideal é uma quantidade entre 15 mg e 65 mg diários. Já para homens adultos, a dosagem mínima é de 90 mg ao dia. Para mulheres adultas, 75 mg já são suficientes.

Quais são os efeitos da deficiência de vitamina C?

Como é fácil encontrar a vitamina C nos alimentos consumidos diariamente, indivíduos bem nutridos não costumam ter deficiência dela. Porém, isso ainda pode ocorrer em casos de doenças graves ou alimentação inadequada. Alguns dos sintomas incluem:

  • fraqueza muscular;
  • imunidade baixa, com ocorrência frequente de gripes e resfriados;
  • cabelos secos e quebradiços;
  • ressecamento e rachaduras na pele;
  • dores nas articulações;
  • sensação de cansaço e mau humor;
  • sangramento na gengiva.

Em quais alimentos podemos encontrar vitamina C?

As fontes naturais de vitamina C são fáceis de se encontrar e introduzir na alimentação diária de qualquer pessoa. Portanto, conheça os principais alimentos ricos em ácido ascórbico:

  • kiwi;
  • mamão;
  • manga;
  • abacaxi;
  • laranja;
  • acerola;
  • morango;
  • tomate;
  • abóbora;
  • brócolis;
  • couve-flor;
  • couve-de-bruxelas;
  • pimentão;
  • espinafre;
  • repolho.

Enfim, podemos ver como é tamanha a importância da vitamina C para o equilíbrio da saúde!

Além de prevenir doenças, ela ainda mantém a pele, o cabelo e as unhas saudáveis, e auxilia na boa forma física. Assim, é um nutriente indispensável nas refeições diárias, sendo fácil introduzi-la na grande maioria dos pratos.

E aí, gostou deste artigo? Então não deixe de baixar o nosso e-book sobre medicamentos manipulados e aprenda ainda mais sobre saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This