Nosso corpo necessita da quantidade certa de determinados nutrientes para que tenhamos uma qualidade de vida equilibrada, prevenindo doenças e mantendo o bom funcionamento do organismo. Dentre essas substâncias essenciais, vale destacar a importância da vitamina C.
Além de potencializar a saúde modo geral, ela ainda contribui para a perda de peso e ganho de massa muscular. E, com a alimentação certa, não é tão difícil obtê-la. Então, para saber mais sobre essa vitamina tão necessária à manutenção da saúde, continue com a leitura deste post!
Listaremos aqui os seus benefícios, a quantidade necessária para o corpo, os efeitos da sua falta e em quais alimentos podemos encontrá-la. Acompanhe:
Qual é a importância da vitamina C?
Geralmente, a vitamina C é mais conhecida por seus efeitos na prevenção e cura de gripes e resfriados. Porém, seus benefícios vão muito mais além, como veremos a seguir.
Tem propriedades antioxidantes
Os antioxidantes protegem as células contra os efeitos nocivos dos radicais livres — que, quando em excesso, prejudicam a saúde. Assim, a vitamina C ajuda a prevenir doenças degenerativas e crônicas, como mal de Alzheimer e certos tipos de câncer.
Protege contra doenças cardiovasculares
Ainda devido às suas propriedades antioxidantes, a vitamina ajuda a diminuir o acúmulo de colesterol nas artérias. Dessa forma, combate e previne a hipertensão arterial e a arteriosclerose, reduzindo de forma significativa o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.
Promove a beleza da pele, unhas e cabelos
Outra grande importância da vitamina C é sua ação antienvelhecimento da pele, das unhas e dos cabelos.
Por contribuir para a produção de colágeno, ela retarda o surgimento de rugas, deixa a pele tonificada e as unhas e cabelos fortes. Justamente por esse motivo, ela é bastante utilizada em cosméticos.
Fortalece o sistema imunológico
Um dos efeitos mais conhecidos da vitamina C é o fortalecimento do sistema imunológico, devido à estimulação dos vasos brancos do sangue. Portanto, para se manter saudável, é importante consumir diariamente alimentos ricos dessa vitamina.
Auxilia na perda de peso
A quantidade de gordura queimada durante dietas ou exercícios é maior em indivíduos com níveis adequados de vitamina C. Do mesmo modo que, quando há deficiência da vitamina, há maior dificuldade em perder gordura abdominal, tão perigosa para a saúde.
Favorece o ganho de massa muscular
Os antioxidantes da vitamina C protegem os músculos dos radicais livres, liberados após os treinos de resistência. Além disso, há diminuição dos níveis de cortisol, e, consequentemente, aumento da testosterona — hormônio responsável pelo crescimento e recuperação muscular.
Qual é a quantidade necessária de vitamina C?
A dosagem recomendada varia conforme o sexo, idade e outros fatores. Em crianças e adolescentes, o ideal é uma quantidade entre 15 mg e 65 mg diários. Já para homens adultos, a dosagem mínima é de 90 mg ao dia. Para mulheres adultas, 75 mg já são suficientes.
Quais são os efeitos da deficiência de vitamina C?
Como é fácil encontrar a vitamina C nos alimentos consumidos diariamente, indivíduos bem nutridos não costumam ter deficiência dela. Porém, isso ainda pode ocorrer em casos de doenças graves ou alimentação inadequada. Alguns dos sintomas incluem:
- fraqueza muscular;
- imunidade baixa, com ocorrência frequente de gripes e resfriados;
- cabelos secos e quebradiços;
- ressecamento e rachaduras na pele;
- dores nas articulações;
- sensação de cansaço e mau humor;
- sangramento na gengiva.
Em quais alimentos podemos encontrar vitamina C?
As fontes naturais de vitamina C são fáceis de se encontrar e introduzir na alimentação diária de qualquer pessoa. Portanto, conheça os principais alimentos ricos em ácido ascórbico:
- kiwi;
- mamão;
- manga;
- abacaxi;
- laranja;
- acerola;
- morango;
- tomate;
- abóbora;
- brócolis;
- couve-flor;
- couve-de-bruxelas;
- pimentão;
- espinafre;
- repolho.
Enfim, podemos ver como é tamanha a importância da vitamina C para o equilíbrio da saúde!
Além de prevenir doenças, ela ainda mantém a pele, o cabelo e as unhas saudáveis, e auxilia na boa forma física. Assim, é um nutriente indispensável nas refeições diárias, sendo fácil introduzi-la na grande maioria dos pratos.
E aí, gostou deste artigo? Então não deixe de baixar o nosso e-book sobre medicamentos manipulados e aprenda ainda mais sobre saúde!