Entenda agora porque você tem muito sono e cansaço

Sentir muito sono e cansaço eventualmente, especialmente em períodos de estresse ou complicações familiares, é uma situação comum. Porém, estar quase sempre exausto e sonolento pode ser sinal de problemas mais sérios, como algumas doenças — entre elas, diabetes, anemia, alterações na tireoide ou depressão.

Além disso, a qualidade do sono é muito importante para exercer as atividades do dia a dia sem correr riscos. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, cerca de 20% dos acidentes de trânsito são causados por motoristas que dormiram ao volante.

A sonolência causa dificuldade em manter os olhos abertos e deixa os pensamentos desconexos. Por isso, é importante saber a causa do excesso de sono e cansaço para conseguir tratar o problema. Confira algumas razões a seguir!

Hábitos de vida

  • Sono irregular: Dormir pouco ou em horários inconsistentes pode levar à sonolência diurna e cansaço crônico.
  • Má qualidade do sono: Fatores como apneia do sono, distúrbios respiratórios, ronco e uso de eletrônicos na cama podem prejudicar a qualidade do sono, mesmo que você durma por um período adequado.
  • Alimentação inadequada: Uma dieta rica em alimentos processados, açúcares e cafeína pode causar picos de energia seguidos por quedas bruscas, levando ao cansaço.
  • Sedentarismo: A falta de atividade física pode diminuir os níveis de energia e contribuir para o cansaço crônico.
  • Estresse: O estresse crônico pode afetar o sono, a digestão e o sistema imunológico, levando ao cansaço físico e mental.

Problemas de saúde

  • Anemia: A deficiência de ferro no sangue pode causar fadiga, fraqueza e indisposição.
  • Hipotireoidismo: A baixa produção de hormônios da tireoide pode levar ao cansaço, sonolência, aumento de peso e outros sintomas.
  • Diabetes: O diabetes não controlado pode causar diversos sintomas, incluindo cansaço, sede excessiva e frequência urinária aumentada.
  • Depressão: A depressão pode causar fadiga, falta de energia, desmotivação e outros sintomas que afetam a qualidade de vida.
  • Outras condições: Doenças cardíacas, pulmonares, renais e outras condições de saúde também podem causar cansaço como sintoma.

Vida sedentária

O sedentarismo pode causar cansaço, fazendo com que a pessoa não tenha vontade de praticar exercícios físicos e, novamente, causando um ciclo vicioso. Por isso, se exercitar regularmente — e sem exageros — é fundamental para ter uma boa noite de sono e reduzir a fadiga.

A prática de exercícios aumenta os níveis de endorfina no corpo, substância que causa uma maior sensação de bem-estar e disposição, ajudando a pessoa a dormir melhor. Além disso, essas atividades melhoram o condicionamento cardiovascular, fazendo com que o coração trabalhe melhor.

O que fazer?

  • Adote hábitos saudáveis de sono: Durma de 7 a 8 horas por noite, em horários regulares e em um ambiente propício para o descanso.
  • Pratique atividade física regularmente: Pelo menos 30 minutos de exercícios físicos moderados na maioria dos dias da semana.
  • Mantenha uma dieta balanceada: Evite alimentos processados, açúcares e cafeína em excesso. Opte por frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras.
  • Gerencie o estresse: Pratique técnicas de relaxamento, como yoga, meditação ou respiração profunda.
  • Consulte um médico: Se o cansaço for persistente e acompanhado de outros sintomas, consulte um médico para descartar problemas de saúde subjacentes.

Manter uma rotina de hábitos saudáveis é fundamental para que você não sinta muito sono e cansaço durante o dia. Além disso, é possível investir em remédios naturais, que atuam no sistema nervoso neuromuscular e central, aumentando a resistência física e mental. Alimentos como banana, laranja e chá-verde conferem uma sensação de bem-estar e melhoram o cansaço.

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