Entenda agora porque você tem muito sono e cansaço

Sentir muito sono e cansaço eventualmente, especialmente em períodos de estresse ou complicações familiares, é uma situação comum. Porém, estar quase sempre exausto e sonolento pode ser sinal de problemas mais sérios, como algumas doenças — entre elas, diabetes, anemia, alterações na tireoide ou depressão.

Além disso, a qualidade do sono é muito importante para exercer as atividades do dia a dia sem correr riscos. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, cerca de 20% dos acidentes de trânsito são causados por motoristas que dormiram ao volante.

A sonolência causa dificuldade em manter os olhos abertos e deixa os pensamentos desconexos. Por isso, é importante saber a causa do excesso de sono e cansaço para conseguir tratar o problema. Confira algumas razões a seguir!

Falta de manutenção do sono

O sono inadequado é o principal motivo do excesso de cansaço. A maior parte dos adultos saudáveis necessitam de 7 a 9 horas de sono por noite. Porém, nem todo mundo consegue manter um bom padrão de repouso diariamente. Existem diversas causas para essa condição, entre elas:

  • o estresse do dia a dia;
  • as preocupações excessivas;
  • as horas extras no trabalho;
  • a apneia do sono (situação causada por breves pausas na respiração);
  • a má alimentação;
  • o uso exagerado de aparelhos eletrônicos à noite.

Dormir uma quantidade de horas insuficiente pode diminuir seu desempenho cognitivo em diversas tarefas do cotidiano. Além disso, ficar poucas horas na cama por vários dias pode ser tão prejudicial para a saúde quanto não dormir.

Alto consumo de carboidrato refinado

Os carboidratos refinados são uma fonte rápida de energia para o organismo. Porém, o alto consumo dessas substâncias pode causar um rápido aumento dos níveis de açúcar no sangue. Isso faz com que o pâncreas produza e libere uma alta quantidade de insulina para levar os nutrientes do sangue até as células.

Esse aumento e consequente queda na quantidade de açúcar podem aumentar a exaustão física — o que causa o desejo de consumir mais carboidratos. Assim, o ciclo se torna vicioso. Por isso, é interessante substituir os carboidratos refinados, como a farinha branca, por alimentos integrais e ricos em fibras, como a aveia.

Vida sedentária

O sedentarismo pode causar cansaço, fazendo com que a pessoa não tenha vontade de praticar exercícios físicos e, novamente, causando um ciclo vicioso. Por isso, se exercitar regularmente — e sem exageros — é fundamental para ter uma boa noite de sono e reduzir a fadiga.

A prática de exercícios aumenta os níveis de endorfina no corpo, substância que causa uma maior sensação de bem-estar e disposição, ajudando a pessoa a dormir melhor. Além disso, essas atividades melhoram o condicionamento cardiovascular, fazendo com que o coração trabalhe melhor.

Manter uma rotina de hábitos saudáveis é fundamental para que você não sinta muito sono e cansaço durante o dia. Além disso, é possível investir em remédios naturais, que atuam no sistema nervoso neuromuscular e central, aumentando a resistência física e mental. Alimentos como banana, laranja e chá-verde conferem uma sensação de bem-estar e melhoram o cansaço.

Gostou do nosso conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba mais informações relevantes sobre saúde e bem-estar diretamente no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × um =