Entenda o que é celulite, como ela se forma e o que fazer para prevenir!

Quando se fala em estética, uma das coisas mais temidas — principalmente pelas mulheres — é a famosa celulite. O aspecto de “casca de laranja” faz milhares de mulheres se privarem de usar biquínis, maiôs ou roupas que deixem os furinhos à mostra. Além disso, causa uma séria insegurança na hora de encarar o espelho.

Afinal, o que é celulite? Como preveni-la? Para saber isso e muito mais, confira o post que preparamos para você!

O que é celulite?

A celulite é uma inflamação do tecido muscular. Os “furinhos” indesejáveis são causados por meio de uma transformação que acontece pela aglomeração de gordura, água e toxinas nas células. Assim, o aspecto de “casca de laranja” se torna perceptível.

Por mais que incomode, é considerada comum quando ainda é quase invisível. Se causar dor e ficar muito visível, é aconselhado tomar os devidos cuidados.

Quais são os graus da celulite?

É comum que, pelo menos, 98% das mulheres tenham celulite em alguma fase da vida, sendo que, em situações como a puberdade e a gravidez, torna-se previsto o seu aparecimento.

Mesmo sendo normal, algumas mulheres se sentem incomodadas e têm a autoestima afetada com o seu surgimento, principalmente em graus mais elevados. Veja, a seguir, quais são os graus da celulite:

  • Grau 1 — só são notadas quando fazemos pressão na pele, geralmente na região das coxas e no glúteo;

  • Grau 2 — são percebidas sem fazer pressão na pele, podem ser sentidas ao passar a mão na região;

  • Grau 3 — já sendo capaz de causar dor, a celulite é bastante perceptível e os nódulos têm aspecto endurecido;

  • Grau 4 — sendo o estágio mais avançado, é notada mesmo sob a roupa e pode ser muito dolorida. Além da dor e a aparência, traz sensação de cansaço, mesmo quando não é feito grandes esforços. O ideal é que seja feito um acompanhamento médico.

Como preveni-la?

O uso de cremes e tratamentos estéticos é uma boa opção, mas deve ser apenas uma das etapas do combate ao problema. Uma possibilidade eficaz é a reeducação alimentar, visto que o consumo excessivo de alguns alimentos pode ser prejudicial, tais como:

  • gorduras;

  • bebidas com gás;

  • bebidas alcoólicas;

  • cafeína.

Além de evitar o consumo em grandes quantidades desses e de alimentos como os doces, a prática frequente de atividades físicas é muito bem-vinda. Também é aconselhado optar por roupas mais leves e folgadas, evitando os shorts jeans muito justos.

Qual é a importância da prevenção?

Quando o assunto é aparência, entra em questão muitos problemas que estão ligados à autoestima da mulher. Muitas mulheres se sentem inferiores apenas por ter esses conflitos com a estética do corpo.

O incômodo é normal até certo ponto. Porém, quando sentir dificuldades em encarar o espelho, não hesite em procurar ajuda médica! Cuidar-se é de extrema importância, e, além da boa aparência, o bem-estar também vai se tornar rotineiro, melhorando a sua qualidade de vida.

Como vimos, é normal que as mulheres tenham celulites no corpo. Mas, quando isso se torna um problema que afeta negativamente o seu dia a dia, é hora procurar um acompanhamento médico.

E então, gostou de saber o que é celulite e como preveni-la? Não deixe de conferir também o que são queimadores de gordura e aprenda ainda mais a cuidar da sua saúde!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This