Listamos as 4 principais causas de manchas na pele!

Descobrir as principais causas de manchas na pele é um desafio e tanto. De fato, muitas mulheres sofrem com isso em decorrência de hábitos nocivos praticados durante a vida. A consequência de tanto descuido, certamente, chega em forma de queimaduras, micoses ou manchas do sol.

Mas não se preocupe! Se você não conhece todos os riscos e deseja ter uma pele saudável, basta combinar disciplina com os cuidados com bastante proteção. Afinal de contas, as alterações acontecem por uma série de motivos que precisam ser acompanhados de perto para evitar problemas sérios.

Quer saber mais? A seguir, vamos mostrar as 4 principais causas de manchas na pele. Acompanhe!

1. Exposição solar

exposição solar prolongada é a maior inimiga de uma pele saudável. Isso porque a célula responsável pela pigmentação reage diretamente a essas agressões produzindo melanina.

Dessa maneira, além do envelhecimento precoce extremamente visível, com o passar dos anos surgem pontos escuros, conhecidos como melanose solar ou manchas senis, que são de fácil identificação com formato escuro e arredondado. Na visão dos dermatologistas, elas representam uma base do histórico de cuidados com a pele durante a vida de uma pessoa.

Outra questão muito comum em peles claras são as sardas. De diferentes tonalidades, aparecem em crianças em adultos após tomar sol sem proteção adequada de filtros UVA e UVB. Em alguns casos, até mesmo luz artificial pode causar manchas de acordo com a sensibilidade de cada um.

2. Acne

Quando a acne surge no rosto de maneira severa, as marcas da inflamação se tornam um grande problema. Esse estado começa ainda durante o processo de cicatrização. No início, surgem como manchas avermelhadas que se tornam amarronzadas com o passar do tempo.

Saiba que isso acontece porque o pigmento da pele costuma cobrir a lesão, especialmente, em casos em que a espinha é espremida com força. O problema também é mais frequente em pessoas que têm facilidade de se bronzear, já que a pele pode pigmentar mais rapidamente.

3. Idade

As manchas causadas pela idade são pequenas áreas mais escurecidas nas mãos, rosto e em outras partes expostas ao sol sem proteção. Conhecidos como hiperpigmentação, esses pontos são comuns em pessoas acima dos 40 anos, porém, em alguns casos podem acontecer bem antes.

Ocorre em qualquer cor de pele e em ambos os sexos, e tende a ser recorrente em pessoas que passam muito tempo expostas ao sol.

Entre os principais fatores que provocam as manchas de envelhecimento estão condições genéticas, exposição ao sol exagerada, hormônios ou lesões locais. A maioria delas tende a ser inofensiva, no entanto, torna-se necessário ter atenção ao formato das lesões para detectar de imediato o surgimento de melanoma.

4. Melasma

O Melasma é o responsável pelo surgimento de manchas escuras na pele que vão desde o rosto até outras partes expostas à luz do sol. Muito frequente em mulheres entre 20 e 50 anos, o problema também pode afetar alguns homens.

Não existe uma causa específica indicada pelos dermatologistas, mas tudo indica que está relacionado aos danos causados pelo sol, uso de anticoncepcionais, genética e hepatopatias.

Outro ponto importante é o melasma classificado como cloasma gravídico que acomete as grávidas durante as mudanças hormonais. Veja, a seguir, os diferentes tipos diagnosticados:

  • epidérmico: depósito de aumento do pigmento por meio da camada mais superficial da pele;
  • dérmico: depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos;
  • misto: quando existe excesso de pigmento em algumas áreas da pele.

Pronto! Agora você já conhece as principais causas de manchas na pele. Todos esses problemas são extremamente incômodos esteticamente e interferem na autoestima feminina. Por isso, é muito importante prestar atenção tanto na prevenção quanto nas possibilidades de tratamento para solucionar o caso de maneira saudável, com o acompanhamento de profissionais competentes.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as manchas da pele, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × dois =