Medicamentos naturais funcionam? Entenda aqui!

Você já deve ter percebido como tem crescido o interesse pela utilização de medicamentos naturais. Isso vem ocorrendo há vários anos, em todo o mundo. Na verdade, há muitos séculos, esses produtos constituem a principal fonte para a cura dos males que afligem a população nos países orientais, como China, Japão, entre outros. Aqui no Brasil também é muito forte essa tendência.

Por outro lado, Alemanha e França, na Europa, acompanhadas de perto pelos Estados Unidos, lideram a evolução desse mercado no mundo ocidental. Seu crescimento é bem maior que o da indústria farmacêutica alopática (responsável pelos medicamentos produzidos industrialmente) no mundo todo.

Mas, o que são os medicamentos naturais? Quais os seus benefícios nos diversos tratamentos em que são empregados e como podem ser utilizados pela população?

Acompanhe este post e fique por dentro!

O que são os medicamentos naturais

Os medicamentos naturais são produtos utilizados para tratamentos médicos que têm origem em materiais naturais. Ao contrário dos medicamentos convencionais, eles não passam por complexos procedimentos químicos durante o processo de produção. Geralmente, esses medicamentos são extraídos de plantas e sofrem um mínimo de processamento, o que permite que sejam utilizados em uma forma próxima à encontrada na natureza. 
 
Os medicamentos naturais são caracterizados por não conterem compostos quimicamente sintéticos ou, quando presentes, serem encontrados em pequenas quantidades. Por exemplo, um medicamento fitoterápico em cápsulas pode ser composto por folhas de uma planta medicinal que foram simplesmente reduzidas a pó. Outras vezes, o medicamento pode ser um extrato de uma ou mais plantas, utilizado na forma de gotas. Em ambos os casos, os princípios ativos presentes nesses medicamentos têm uma origem natural, sendo extraídos e não produzidos quimicamente. 
 
É importante destacar que a utilização de medicamentos naturais não é uma prática recente. Escolas médicas tradicionais, como a Medicina Indiana (Ayurveda) e a Medicina Chinesa, têm utilizado medicamentos naturais há milhares de anos. Essas formas de medicina baseiam-se estritamente em medicamentos naturais e possuem uma vasta tradição e conhecimento acumulado ao longo dos séculos. 
 
A Fitoterapia, por sua vez, é uma especialidade médica que faz uso essencialmente de medicamentos naturais. Ela consiste na utilização de plantas medicinais para tratamentos terapêuticos, levando em consideração as propriedades e benefícios medicinais de cada planta.

Benefícios dos medicamentos naturais

Muitas pessoas preferem conduzir suas vidas de um modo mais ligado à natureza, com menos intervenções de produtos químicos industriais, pelo menos em relação à sua saúde. Dessa forma, procuram uma alimentação mais saudável, menos processada, bem como preferem tratar de seus males fazendo uso de medicamentos naturais.

Esses medicamentos são produzidos de modo a atender às expectativas de uma menor ingestão de drogas sintéticas. Por essa razão, quase sempre são produzidos a partir de plantas cuja capacidade de ação sobre o organismo já é bem conhecida e pesquisada.

Além disso, e de modo geral, os remédios naturais, quando provocam algum efeito colateral, causam incômodos menos intensos do que aqueles que podem ocorrer com o uso de produtos sintéticos.

Ademais, os princípios ativos (as substâncias que fazem o efeito esperado) dos medicamentos naturais geralmente não estão isolados, como nos medicamentos sintéticos. Por essa razão, as suas concentrações costumam ser bem menores. Assim sendo, dificilmente as substâncias naturais provocam situações de dependência química do produto.

Finalmente, você vai perceber que as opções naturais costumam ter um preço menor, tornando-se mais acessíveis para um número maior de pessoas.

Exemplos de medicamentos naturais

A utilização de medicamentos naturais é amplamente difundida e existem diversos exemplos de plantas medicinais com propriedades terapêuticas comprovadas. No entanto, é importante ressaltar que a automedicação com chás e infusões pode não ser segura devido à falta de conhecimento sobre dosagem e composição. 
 
Para suprir essa lacuna, surgiram os medicamentos fitoterápicos, que são produzidos por profissionais habilitados e contam com informações detalhadas sobre sua composição e dosagem na bula ou embalagem. Dessa forma, o uso desses medicamentos se torna mais seguro, evitando o risco de subutilização ou uso excessivo. 
 
Existem diversas apresentações de medicamentos naturais disponíveis no mercado, como cápsulas, comprimidos, extratos e óleos. Cada um deles possui aplicações específicas e é importante buscar orientação profissional para encontrar a opção mais adequada às necessidades individuais. 
 
Atualmente, muitas pessoas estão buscando soluções naturais para a recuperação e manutenção da saúde e boa forma física. Por isso, o segmento de medicamentos e suplementos naturais tem despertado grande interesse, principalmente na área de emagrecimento. 
 
Alguns exemplos de medicamentos naturais incluem:  
 
* Medicamentos fitoterápicos antiespasmódicos, como a beladona (Atropa belladonna), utilizada para dores abdominais. 
* Medicamentos fitoterápicos para úlceras e gastrites, como a espinheira-santa (Maytenus ilicifolia). 
* Termogênicos, que aceleram o metabolismo, como a laranja-azeda (Citrus aurantium) e o gengibre (Zingiber officinale). 
* Redutores do apetite, como o tamarindo malabar (Garcinia cambogia) e a erva-mate (Ilex paraguariensis). 
* Queimadores de gordura, como o chá-verde (Camelia sinensis) e a porangaba (Cordia ecalyculata). 
* Medicamentos fitoterápicos estimulantes, como o guaraná (Paullinia cupana). 
* Medicamentos fitoterápicos calmantes e ansiolíticos, como o maracujá (Passiflora incarnata). 
 

A importância da origem dos medicamentos naturais

Uma das principais garantias de segurança desses medicamentos é sua aquisição em um estabelecimento sério. Uma loja dessa natureza se diferencia das demais porque trabalha apenas com produtos devidamente autorizados ou registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Dessa forma, você sabe que aqueles produtos têm sua aplicação e os seus efeitos reconhecidos.

Do mesmo modo, é essencial o cuidado com a manipulação (preparação do medicamento na própria farmácia — e apenas nas farmácias de manipulação). Ademais, a utilização de material de origem conhecida e de forma controlada é uma das características de uma farmácia séria. Em estabelecimentos assim, você pode, com segurança, adquirir o medicamento natural de que tenha necessidade.

Medicamentos naturais que você precisa conhecer

Muitos alimentos apresentam substâncias importantes que ajudam na prevenção e no tratamento de algumas doenças — e o melhor é que eles são acessíveis e fáceis de encontrar. O ideal é que todos sejam consumidos em quantidades moderadas, de acordo com a recomendação médica, sendo uma forma de complementar os tratamentos.

A seguir, listamos as características e a importância de alguns medicamentos naturais que você provavelmente tem em casa.

Própolis

A própolis é um produto produzido pelas abelhas e formado por ceras e resinas. Dentro da colmeia, funciona como um antibiótico natural e impede a proliferação de micro-organismos, protegendo o ambiente. Sua cor, aroma e composição dependem das condições ambientais.

No organismo humano, a própolis funciona como um fortalecedor do sistema imunológico. Sua importância se dá pelas propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, cicatrizantes e anestésicas. Por isso, a própolis é considerada um dos melhores remédios naturais e é usada no tratamento de diversas doenças.

Mel

O mel é um alimento calórico e contraindicado para diabéticos, mas que apresenta proteínas e sais minerais, como sódio, potássio, fósforo, ferro e magnésio. Ele atua no organismo como um poderoso antisséptico, digestivo, antirreumático, antioxidante, diurético, expectorante e calmante.

Por isso, o mel é muito usado para combater a prisão de ventre, a má digestão e as úlceras gástricas, além de amenizar os sintomas da gripe e do resfriado, como a dor de garganta. Ele também pode aliviar bronquite, amigdalite e asma.

Alho

O alho é um importante tempero usado na culinária de praticamente todo o mundo. A alicina é o principal componente desse alimento e é responsável pela sua ação antibacteriana. Essa substância também relaxa os vasos sanguíneos e é capaz de prevenir doenças do coração.

Outro composto importante é a ajoene (responsável pela ação anticoagulante), que favorece a passagem do sangue pelas veias e reduz a taxa de colesterol ruim. Além disso, o alho defende o organismo de infecções, fortalece o corpo, favorece a recuperação de gripes e resfriados e diminui a pressão arterial.

Limão

O limão é uma fruta cítrica, rica em vitamina C, que ajuda a melhorar a imunidade. Por isso, é um excelente remédio natural para combater gripes e resfriados. Ademais, ele ajuda a desintoxicar o organismo, trata a prisão de ventre, acelera o processo de cicatrização e previne o envelhecimento precoce.

Outra grande vantagem do limão é que ele é um ótimo aliado no tratamento da anemia. Isso acontece porque a fruta ajuda a aumentar a absorção de ferro dos alimentos vegetais. Para isso, é importante consumi-lo durante as refeições.

Açafrão

A curcumina é a principal substância presente no açafrão, sendo o pigmento que causa sua cor característica. Ela é responsável pela ação antioxidante, anti-inflamatória, antitumoral, antidiabética, antiviral, antibacteriana e antifúngica do alimento.

Com tantas propriedades, o açafrão reduz a inflamação no organismo, evita o acúmulo do colesterol ruim, diminui o risco de câncer, evita o diabetes e ajuda a prevenir e tratar o Alzheimer. Por isso, é muito importante incluí-lo na alimentação.

Em todas as situações, é importante dar preferência para os alimentos de origem vegetal. Eles têm substâncias que podem ser usadas como verdadeiros medicamentos naturais. Dessa forma, a prevenção e o tratamento de diversas doenças se tornam muito mais eficientes.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre medicamentos naturais que tal experimentar os seus benefícios com um cupom de 20% OFF para você em  nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

    1. Ficamos felizes que tenha gostado Rinaldo! Grande abraço!

  1. Excelente dicas sobre a candidíase, estava procurando maiores informações e foi aqui no seu blog que encontrei, muito obrigada pelas dicas, vou começar a colocar em prática para começar o meu tratamento.

  2. Que bom te-los encontrado neste site.
    Boa noite, espero ter encontrado o que quero para meus semelhantes.
    Sou Piloto e faço voos em fazendas que os funcionários ficam distante
    de um centro de tratamento para diversas causas, más eu aprendi com
    um medico a OZONIZAR ÓLEOS de girassol, coco, e azeite de oliva que já
    comprovou ser curativo para diversas infecções de pele. ha mais ou menos
    18 meses venho produzindo a Modificação ou acrescentar OZONIO nos
    óleos para estes pobres e desamparados de nosso (País) pois não existe no
    Brasil – MS e sim Ministério da doença. Espero ter atendido meu apelo.Grato e
    boa noite.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − dezesseis =