Metabolismo lento: conheça as causas e o que fazer para acelerá-lo!

3 minutos para ler

O metabolismo nada mais é que a forma de nosso organismo converter em energia as calorias que ingerimos. O ritmo desse processo pode variar bastante de pessoa para pessoa. No entanto, o que mais causa incômodo é o metabolismo lento, que dificulta a perda de peso e pode trazer outros problemas.

Essa característica pode ter várias causas, como estilo de vida, idade, genética, hipotireoidismo ou diabetes. Nos dois últimos casos, é essencial fazer um acompanhamento médico. Mas as dicas deste post ajudarão a acelerar seu metabolismo em qualquer momento. Acompanhe!

Coma várias vezes ao dia

Fazer várias refeições ao dia mantém seu metabolismo funcionando de maneira regular durante todo o tempo. Então, se você costuma fazer 3 refeições ao dia, por exemplo, fracione essa quantidade em 6, mas preste atenção à quantidade de calorias da dieta, que deve continuar a mesma.

Assim, seu organismo percebe que não ficará muito tempo sem receber comida e, por isso, não é necessário estocar gordura como fonte de energia. Essa também é uma forma de controlar seu apetite. Afinal, quando ficamos um intervalo muito grande sem nos alimentarmos, na próxima refeição tendemos a comer mais do que deveríamos.

Faça exercícios físicos

Praticar atividades físicas contribui para que o corpo gaste energia que, de forma contrária, não seria possível. Por isso, não deixe de se exercitar. As atividades aeróbicas e os exercícios cardiovasculares de alta intensidade são os que mais elevam a taxa metabólica. Aliás, essa é uma forma de manter o metabolismo acelerado por horas, mesmo quando você estiver em repouso.

Algumas pequenas mudanças de hábitos também são importantes para se livrar do metabolismo lento. Caminhar mais e utilizar escadas em vez de elevador são excelentes alternativas para estar sempre em movimento.

Aposte nos termogênicos

Muitos alimentos têm ação termogênica, ou seja, fazem com que o corpo queime mais calorias ao longo do dia, como gengibre, canela, pimenta e café. Contudo, nem sempre a quantidade ingerida é suficiente para aumentar a taxa metabólica.

Então, o recomendado é consumir fitoterápicos que apresentem essa função. Isso garante a dosagem correta, e seu metabolismo fica de fato acelerado. Alguns exemplos são:

  • chá verde;
  • cactin;
  • coleus forskohlii;
  • hibiscus;
  • hydroxy;
  • guaraná;
  • morosil;
  • pholia negra.

Tenha uma dieta equilibrada

É fundamental que sua dieta contenha todos os nutrientes essenciais para que o organismo funcione corretamente. As proteínas demandam mais energia para serem digeridas, fazendo com que o metabolismo precise trabalhar de forma mais rápida. As gorduras boas, como as contidas no azeite de oliva, no abacate e na semente de girassol, ajudam a quebrar as gorduras acumuladas no corpo.

Consuma também muitas fibras, porque, assim como as proteínas, exigem mais esforço do organismo para serem digeridas. Além disso, ajudam a retardar a liberação de glicose no organismo e fazem com que você se sinta saciado por mais tempo.

Enfim, o metabolismo lento é uma das principais causas que dificultam o emagrecimento e favorecem o ganho rápido de peso. Então, não deixe de seguir essas dicas para se manter saudável e conquistar seus objetivos o mais rápido possível.

Quer saber mais sobre como perder peso? Aproveite a visita no blog e entenda por que a combinação de dieta e exercícios é a garantia de sucesso!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This