Não perca o foco: saiba como ter força de vontade

Hoje em dia, com uma rotina tão corrida, algo muito procurado pelas pessoas são orientações sobre como ter força de vontade para emagrecer com saúde e ter mais autoestima. Contudo, é preciso ter em mente que o processo de emagrecimento ocorre de forma gradual. Isso significa que a desistência por falta de resultados imediatos pode comprometer totalmente o processo e causar uma frustração pessoal.

Na verdade, por mais que essa seja uma situação complicada para muitas pessoas — especialmente as que sofrem com ansiedade —, é importante ter foco e disciplina para superar os obstáculos, manter a dieta e perder peso de forma saudável.

Pensando nisso, neste post daremos algumas orientações para que você saiba como manter o foco e não abandonar a dieta. Continue lendo e confira!

Tenha as suas próprias anotações

Ter um diário ou uma agendinha para anotar o passo a passo da sua dieta — incluindo o que você come em cada refeição e o que sente depois disso — é uma maneira de ter um controle maior do processo e, assim, mais disciplina.

Também é importante anotar como foi a sua prática dos exercícios e qual foi a sensação de cumprir o treino do dia. Anote ainda quantas calorias você já perdeu, quais são as principais dificuldades e conquistas e como superou os obstáculos até agora.

Com isso, é possível acompanhar todo o progresso em seu procedimento de emagrecimento, bem como identificar o que é necessário fazer para melhorar e alcançar a sua meta.

Seja paciente

Como dissemos, o emagrecimento não acontece de um dia para o outro. Por isso, de nada adianta começar o processo no intuito de ter resultados rápidos. Incorporar os novos hábitos alimentares, assim como a nova rotina de exercícios, exige um tempo mínimo.  

Posterior a isso, é essencial ser paciente e esperar os resultados, tanto da perda de gordura quanto do ganho de massa muscular. Não se esqueça de que é importante emagrecer, mas ainda mais importante é ter saúde e se sentir confortável.

Respeite os limites do seu corpo e o seu metabolismo, além de sempre seguir as orientações de um profissional.

Não desista se ocorrer um deslize

Especialmente durante as primeiras semanas do processo de emagrecimento, é normal haver alguns deslizes. Todavia, o fato de você comer um chocolate ou outro alimento que não esteja incluso em sua dieta não deve ser visto como erro inadmissível.

Lembre-se de que se adaptar à nova rotina exige um tempo, e situações como essas podem acontecer. O que não pode ocorrer é a frequência desses deslizes e o exagero nas calorias consumidas. Se você saiu da dieta em algum momento, retome-a na próxima refeição e evite que isso aconteça novamente.

Evite ser radical

Durante todo o processo, é imprescindível que você se sinta bem e confortável. Por isso, não veja a dieta como algo restritivo, que lhe proíbe o consumo de alimentos de que gosta ou lhe obrigue a recusar convites de amigos para jantar fora, por exemplo. Além de causar uma frustração pessoal, isso impossibilita a adesão à dieta de forma mais simples.

Uma dieta equilibrada e rica em vitaminas é essencial no emagrecimento, mas não deve ser vista como a vilã do processo. Adapte o novo cardápio de acordo aos seus gostos e tenha em mente que nenhum alimento é proibido. Existem apenas alguns que devem ser consumidos com mais frequência, e outros, com menos.

Atualmente, vale mencionar, existem diversas histórias de superação que mostram como é importante o controle da alimentação. Um exemplo é o caso de Paloma Neves, que perdeu 46 quilos com a mudança da rotina alimentar e com muita força de vontade!

Enfim, viu como ter força de vontade e manter o foco na dieta? Agora, aproveite as nossas orientações e assegure uma vida saudável e um emagrecimento com mais conforto e saúde! Não se esqueça de procurar um profissional no início do processo, para lhe passar as orientações necessárias tanto em relação à alimentação quanto à rotina de exercícios.

Gostou do nosso post? Então, siga as nossas páginas no Instagram, no Facebook e no Twitter para continuar por dentro de outros assuntos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This