O que é metabolismo? Entenda mais sobre você!

Emagrecer é uma tarefa árdua. Mesmo que a pessoa seja disciplinada nos hábitos, fatores determinantes como o metabolismo acabam se sobrepondo e podem desanimar aqueles que desejam perder peso.

A vantagem é que, por meio da informação e do autoconhecimento, é possível contornar esses contratempos e emagrecer com saúde. Se você quer saber o que é metabolismo e qual o papel dele na perda de peso, fique por aqui. Boa leitura!

O que é metabolismo?

Nosso corpo produz e consome energia constantemente. Por meio de processos químicos, o organismo envia nutrientes para todas as células e torna possível a execução das mais diversas tarefas, desde respirar até correr. Esse processo de produção e queima de energia é denominado metabolismo e ocorre em todos os seres vivos, inclusive nas plantas.

Por que ele é importante?

O metabolismo torna possível o desempenho de todas as ações realizadas pelo corpo, das mais simples às mais complexas. Por meio de reações bioquímicas, o organismo garante o funcionamento adequado, armazenando e queimando energia, desde a concepção até o fim da vida.

Como acontece o metabolismo?

O metabolismo consiste em dois diferentes processos:

Anabolismo

As reações que visam criar moléculas complexas a partir de outras mais simples são chamadas anabolismo. Pessoas que querem ganhar peso ou aumentar a massa muscular devem consumir alimentos ricos em energia e praticar exercícios físicos para estimular os processos anabólicos. Essas ações ocorrem com a ajuda de alguns hormônios, como a insulina, o GH (hormônio do crescimento) e a testosterona.

Catabolismo

Por sua vez, a pessoa que deseja perder peso deve estimular a quebra das reservas energéticas do corpo. Quando a glicose armazenada é usada como fonte de energia para o funcionamento do corpo, o processo é chamado de catabolismo Ele é auxiliado por hormônios como glucagon e cortisol.

Existe relação entre metabolismo e perda de peso?

Para perder peso, o ideal é que o metabolismo seja rápido – ou seja, que o organismo gaste mais energia do que armazena. Pessoas com dificuldades para emagrecer, provavelmente, têm reações bioquímicas mais lentas. Já indivíduos com facilidade de emagrecimento têm o metabolismo mais rápido. Em todo caso, é possível influenciar a queima de energia.

Quais são os fatores que influenciam o metabolismo?

O metabolismo basal consiste na carga necessária para manter as funções básicas do organismo em repouso e é o responsável pelo gasto de, aproximadamente, 70% da energia diária. Embora o processo seja impactado pelo DNA, os hábitos também são determinantes para a taxa metabólica.

Atividades físicas

Praticar exercícios regularmente é o meio mais eficaz para acelerar o metabolismo, uma vez que eles estimulam o corpo a usar as reservas energéticas para atender à demanda de esforço. Por isso, incluir atividades físicas frequentes na rotina é primordial para a quebra de moléculas energéticas.

Alimentação equilibrada

É fundamental ter disciplina na alimentação. Ingerir alimentos com pouca energia ao longo do dia é ideal para garantir que o corpo gaste mais do que armazena. Além disso, alimentos termogênicos e ricos em fibras exigem mais esforço do organismo durante o processo de digestão, estimulando a aceleração do metabolismo.

Sono

Dormir bem é importante para a perda de peso. O descanso permite que o corpo funcione no ritmo adequado, além de controlar o apetite ao longo do dia. Por isso, dormir é tão significativo para perder peso quanto praticar exercícios.

Qual o papel dos medicamentos fitoterápicos?

Os medicamentos fitoterápicos são aqueles produzidos a partir de plantas medicinais, com a dosagem correta dos princípios ativos e sem o uso de drogas industrializadas. São a maneira mais natural e segura de fazer uso de medicamentos para emagrecer. Alguns fitoterápicos podem inibir o apetite, enquanto outros aceleram o metabolismo e diminuem a produção de gordura. Os mais indicados são o chá-verde, a alcachofra e a spirulina.

É imprescindível saber o que é metabolismo e como ele age na perda de peso. Ao adotar hábitos simples, como se alimentar corretamente e praticar exercícios com frequência, é possível acelerar esse processo e facilitar o gasto energético, sem abrir mão da saúde e do bem-estar.

Gostou deste texto? Para ser o primeiro a receber mais dicas sobre emagrecimento saudável, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 2 =