Emagrecer com saúde, sem necessitar de remédios ou cirurgias e mantendo o bem-estar é fundamental para alcançar resultados definitivos. Por isso, é importante entender o que é reeducação alimentar e se livrar dos mitos que cercam o assunto.
Ao transformar a sua alimentação e inserir na dieta alimentos saudáveis, o seu corpo passa a trabalhar de forma regular e com mais qualidade. Assim, você tem mais energia no dia a dia e desenvolve prazer em se alimentar e manter uma rotina saudável.
Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais informações sobre reeducação alimentar e como ela pode equilibrar a saúde e a mente. Boa leitura!
O que é reeducação alimentar?
A reeducação alimentar é o processo de repensar os comportamentos e hábitos diários relativos à comida. Ao contrário das dietas, que excluem completamente alimentos ou grupos alimentares, a reeducação se baseia em uma relação melhor com o que se come.
Muitas pessoas acreditam que apenas a privação traz resultados. Entretanto, o ideal é reeducar os hábitos para torná-los permanentes, e não temporários. O emagrecimento ocorre de forma gradual e saudável, o que permite que você se mantenha no peso ideal por mais tempo.
Quais são os seus benefícios?
Reeducar sua alimentação significa fazer escolhas mais saudáveis. Assim, você passa a seguir um cardápio mais balanceado e sem muitas privações. Isso permite que você sinta todos os benefícios de uma alimentação saudável sobre o seu corpo, como:
-
absorção adequada de nutrientes;
-
melhora da aparência do cabelo e da pele;
-
aumento da energia e da disposição;
-
redução da compulsão alimentar;
-
fortalecimento do sistema imunológico;
-
melhora do sono;
-
mudanças no paladar;
-
diminuição do risco de desenvolver doenças, como diabetes e cardiovasculares;
-
melhor funcionamento do intestino;
-
entre outros.
Como colocá-la em prática?
Basicamente, você precisa adequar a sua rotina a uma alimentação mais natural e saudável, sem precisar de dietas radicais. Para isso, existem algumas orientações práticas que dão suporte a essas mudanças, como:
-
diminuir o consumo de sal e açúcar;
-
consumir mais comida feita em casa;
-
comer de forma consciente;
-
ingerir bastante água para manter o corpo hidratado;
-
comer pequenas porções de 3 em 3 horas;
-
preferir alimentos integrais;
-
evitar alimentos fritos e industrializados.
O nosso paladar é completamente adaptável. Quando deixamos de consumir alguns tipos de alimentos e optamos por temperos naturais — como cebola, alho e outros condimentos —, as refeições passam a ter mais sabor e a ser mais prazerosas.
É muito importante que a reeducação alimentar seja feita de maneira personalizada. Por isso, é necessário consultar um médico especialista, pois cada pessoa tem as suas especificidades. Isso varia de acordo com o estilo de vida, com o objetivo e com as necessidades de ingestão diária de nutrientes individuais.
Além de entender o que é reeducação alimentar, é importante saber que esse processo exige bastante esforço e que os resultados aparecem a médio prazo. No entanto, todos os benefícios proporcionados pela reeducação fazem a dedicação valer a pena, pois os efeitos são duradouros e melhoram a saúde de modo geral.
Gostou do nosso conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe o seu comentário!