Por que é importante emagrecer com saúde?

 

É comum esquecer da saúde durante o emagrecimento. Para perder peso, muitos apostam em dietas inadequadas encontradas na internet e em revistas, que não têm qualquer fundamento científico.

Entretanto, é possível emagrecer com saúde, sem estresse enquanto come o que gosta. Para isso, no entanto, é necessário mudar a relação com os alimentos: ou seja, adotar hábitos simples com a ajuda de profissionais.

Para entender a importância de perder peso sem esquecer da saúde, confira as dicas a seguir e comece a emagrecer hoje mesmo!

Os pilares do emagrecimento

Existem muitas superstições sobre o que faz emagrecer. Para não se deixar levar por respostas fáceis, é preciso desmistificar esse processo, pois mudar hábitos é a maneira mais eficaz de eliminar o peso em excesso. Acompanhe algumas sugestões:

  • estabeleça uma meta de emagrecimento: é mais fácil chegar a algum lugar quando se sabe aonde se quer ir;

  • permita-se sair da dieta para controlar a ansiedade: comer um pequeno pedaço de chocolate pode evitar recaídas maiores;

  • fuja do estresse: momentos de tensão podem levar a comer compulsivamente;

  • tenha sempre à mão frutas e alimentos naturais: eles são essenciais para fazer lanches rápidos;

  • durma bem e pratique atividades físicas: isso ajuda a regular o metabolismo;

  • busque ajuda profissional: só um nutricionista pode indicar a rotina ideal para o seu organismo.

Os riscos de emagrecer sem orientação

Perder peso é um processo lento. Por isso, muitas pessoas apelam para dietas radicais, que prometem fazer a gordura desaparecer rapidamente. Entretanto, na maioria das vezes, elas são prejudiciais à saúde.

Receitas milagrosas podem garantir perda rápida de peso, mas trazer desnutrição. Por isso, o acompanhamento nutricional é primordial. O especialista solicita exames para entender o metabolismo do indivíduo e monta uma rotina alimentar alinhada a seus objetivos, sem causar sofrimento, em que inclui até alguns de seus alimentos preferidos.

Os perigos das dietas famosas

Nas redes sociais, é comum que famosos exibam corpos esculturais e os associem a dietas incríveis. Ter um modelo a seguir causa engajamento, mas toda cautela é pouca ao adotar esses métodos.

Os famosos se concentram mais nos resultados do que no processo de emagrecimento. Por isso, é comum que divulguem dietas mirabolantes, com consumo exclusivo de shakes, papinhas de bebê e outros alimentos pobres em nutrientes.

Além de não terem fundamento científico, esses métodos são prejudiciais à saúde. O organismo é privado da quantidade adequada de energia e, consequentemente, as funções básicas do corpo podem ser afetadas. Isso sem contar o sofrimento mental pelo qual o indivíduo passa, com crises de ansiedade e recaídas súbitas.

Os principais mitos sobre emagrecimento

Com o fácil acesso e o compartilhamento de informações, a disseminação de mitos é comum, principalmente quando eles representam respostas fáceis para problemas complexos. Confira, a seguir, alguns deles e previna-se contra a desinformação.

Carboidratos são vilões

Os carboidratos são fontes indispensáveis de energia, que auxiliam os processos metabólicos de armazenamento energético. Entretanto, seu consumo excessivo atrapalha o emagrecimento. Portanto, é indicado diminuir sua ingestão, mas é preciso que isso seja feito conforme orientação profissional e sem sua extinção total da dieta.

Alimentos light e diet emagrecem

Apesar de serem pobres em calorias, alimentos light têm taxas altas de outras substâncias prejudiciais, como sódio. Já as opções diet são indicadas para quem tem problemas no metabolismo, como diabéticos. Em ambos os casos, é recomendável dar preferência a alimentos naturais.

Alternativas integrais têm menos calorias

O que caracteriza um alimento integral não é a quantidade de calorias, mas sim de fibras. Elas ajudam a acelerar o metabolismo e contribuem para a digestão, mas não necessariamente têm baixa carga calórica.

Como regra, é preciso lembrar que emagrecer não é um processo linear. Além disso, perder peso tem mais a ver com mudança de hábitos e conscientização do que com restrição alimentar.

Para mudar a mentalidade em relação à alimentação é indispensável se informar e ter sempre a ajuda de um profissional. Só assim é possível emagrecer com saúde e ter sucesso na busca pelo corpo ideal.

Gostou deste texto e quer aprender mais sobre como perder peso sem sofrer? Então, leia oito dicas que vão ajudá-lo a emagrecer rápido e com saúde!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This