5 dicas de como aumentar a produtividade no trabalho

Seja por causa da correria do cotidiano ou distração com assuntos inúteis, a produtividade no trabalho passou a ser um problema para muita gente. Afinal, deixar aquela tarefa sem muita importância para o dia seguinte parece algo inocente, mas, quando isso acontece com frequência, pode se tornar uma bola de neve e uma grande dor de cabeça, já que em todas as empresas existem prazos a serem cumpridos.

Os funcionários produtivos constroem uma boa imagem profissional diante dos seus superiores e colegas de trabalho, pois estão ajudando a manter o fluxo dos processos internos em ordem. Isso também evita o estresse e, até mesmo, problemas de saúde mais graves, como ansiedade e depressão, uma vez que eles não ficam sobrecarregados nem sob pressão para finalizar logo as suas atividades.

Quer mandar a falta de produtividade para longe? Confira cinco dicas do que fazer para ser mais produtivo!

1. Planeje o seu dia com antecedência

Sabe aqueles minutos em que você fica navegando na internet antes de ir para a cama? Use esse tempo para planejar as atividades do seu dia seguinte. Assim, você diminui as chances de esquecer-se de alguma tarefa.

Usando o bloco de notas do seu celular ou papel e caneta, anote quais são os seus compromissos e coloque-os em ordem de prioridade. Ao fazer isso, você não só dorme mais tranquilo, como também acorda com mais foco, evitando o desperdício de atenção com coisas irrelevantes.

2. Identifique os períodos do dia em que é mais produtivo

Todo mundo tem um período do dia em que é mais produtivo. Há pessoas que se sentem mais dispostas e produtivas durante a manhã, enquanto outras têm mais agilidade à tarde, noite ou de madrugada.

Analise o seu comportamento e identifique em quais momentos do dia consegue produzir mais. Se você é do tipo que rende mais no período da manhã, procure fazer as atividades que demandam mais concentração nesse período. As tarefas mais leves e de menor importância podem ser feitas no decorrer da jornada de trabalho, por exemplo.

3. Priorize as tarefas mais complexas

Quem é que nunca se enrolou com uma atividade que inicialmente parecia simples mas, na hora de colocar a mão na massa, percebeu que era mais difícil do que pensava e acabou atrasando a entrega final?

Para que esse tipo de situação não volte a acontecer e não atrapalhe a sua produtividade no trabalho, saiba quais são as suas tarefas diárias e classifique-as por nível de complexidade e urgência. Comece o seu dia realizando os compromissos mais difíceis e com prazo menor. Desse modo, a sua agenda ficará em dia e você nunca mais vai se enrolar.

4. Não adie as suas atividades

É normal não nos sentirmos extremamente dispostos todos os dias, mas, por mais que seja tentador, adiar as suas atividades em fases como essas pode gerar acúmulos e estresse.

Isso porque vai chegar uma hora em que será necessário entregar todas as tarefas de uma vez só. Já imaginou como isso seria caótico? Portanto, procure cumprir à risca o seu planejamento. Essa prática se torna um hábito, aumentando a sua produtividade espontaneamente.

5. Faça pequenas pausas

Parece contraditório indicar a realização de pausas no seu expediente quando estamos falando de ser mais produtivo. Porém, é isso mesmo! Quando estamos preocupados em trabalhar em um projeto difícil e urgente, podemos passar horas focados em uma única coisa, o que gera cansaço e dificuldade de concentração.

Quando se deparar com algo difícil de resolver, pare um pouco. Dez minutos é o suficiente. Se possível, levante-se e faça uma pequena caminhada, que pode ser no próprio escritório. Essa atitude ajuda a relaxar, renovando o seu corpo, mente e capacidade de raciocinar.

E aí, está pronto para aumentar a sua produtividade no trabalho? Lembre-se de que manter a organização é a melhor forma de deixar todos os seus compromissos em dia. Com isso, você evitará situações desagradáveis causadas por atrasos e também preservará a sua saúde física e mental.

Agora que você já sabe as dicas para aumentar a produtividade no trabalho, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × três =