Quais comidas de verão ajudam a melhorar o metabolismo?

 

Existem diversos alimentos que ajudam a melhorar o metabolismo e que são mais adequados ao clima quente. Eles têm propriedades que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo. Por isso, são considerados comidas de verão.

Esses alimentos são chamados de termogênicos. Induzem o corpo a trabalhar em ritmo acelerado e, assim, a gastar mais calorias. Aliados a um plano alimentar apropriado e ao exercício físico, garantem bons resultados na perda de peso.

Continue a leitura e conheça as comidas de verão que ajudam a melhorar o metabolismo!

Gengibre

O gengibre é um excelente alimento e pode ser usado moído em diversas preparações. Experimente usá-lo em receitas com carne, nos pratos com influência oriental, no arroz, em vegetais e legumes refogados e até em doces, como pudins.

A planta tem ação termogênica, anti-inflamatória (ajuda no tratamento de reumatismo, artrite, desconforto muscular e doenças cardiovasculares), propriedades antibactericidas, atividade antioxidante e ainda auxilia na flora intestinal.

Água gelada

A água gelada também pode ser considerada um termogênico natural. Além de refrescar e hidratar, ela abaixa a temperatura interna do corpo e, por isso, o organismo gasta mais energia para voltar ao estado normal (entre 36 e 37 ºC). Como o efeito é leve, é interessante que você ingira cerca de 8 copos por dia.

Saladas

A salada é um alimento leve e de fácil digestão — por isso, é muito indicada para o verão. Experimente acrescentar na receita os seguintes legumes e verduras:

  • alface: os flavonoides e a clorofila presentes na verdura ajudam a reduzir o excesso de líquido no corpo;

  • couve: limpa o intestino e protege o fígado contra os efeitos prejudiciais das bebidas alcoólicas;

  • cenoura: é rica em betacaroteno, nutriente que auxilia a produção de melanina na pele, garantindo o bronzeado;

  • brócolis: é rico em vitaminas A, C, K, ácido fólico, fibra alimentar e antioxidantes, além de ser um ótimo alimento desintoxicante.

Lembre-se de higienizar muito bem os alimentos que serão ingeridos crus para evitar intoxicação alimentar.

Chás gelados

O chá-verde é uma excelente opção para o verão, pois pode ser consumido gelado. A bebida contém polifenois, vitaminas e minerais, como manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C e vitaminas do complexo B.

Dentre os benefícios do chá-verde, podemos citar que ele combate o colesterol, ajuda no emagrecimento, impede o avanço do envelhecimento celular, reduz o risco de câncer, diminui o risco de diabetes tipo 2 e estimula o cérebro.

Canela

A canela é uma especiaria muito usada na culinária. Ela também é um alimento termogênico que acelera o metabolismo e ajuda a perder peso. Além disso, melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico, evita a constipação, é rica em antioxidantes e auxilia no controle da glicose no sangue.

Além de ingerir comidas de verão, é fundamental manter uma boa hidratação nessa época do ano. Com as temperaturas mais elevadas, o suor ficar mais intenso e a hidratação deve ser caprichada. Além de bastante água, você pode ingerir sucos, água de coco, chás e isotônicos, dependendo do grau de atividade física. Lembre-se de que a desidratação também causa redução de sais minerais no organismo.

Gostou deste conteúdo sobre as melhores comidas de verão? Então complemente a leitura e desvende agora mesmo 13 dos maiores mitos do emagrecimento!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This