Quais são os principais alimentos que sabotam a dieta orientada à perda de peso?

Seguir rigorosamente uma dieta de perda de peso não é uma tarefa fácil. Como qualquer hábito, é algo construído no esforço cotidiano, na persistência e no foco em um objetivo maior.

E para continuar na linha, é fundamental seguir as orientações do nutricionista e evitar alguns alimentos, que podem comprometer todo o esforço.

Emagrecer é tão desafiador quanto é fácil engordar, portanto, é necessário muita disciplina para não ceder aos impulsos de uma recompensa imediata como um refrigerante ou um delicioso bacon. Perder peso é um investimento de longo prazo.

Neste artigo, separamos alguns dos maiores vilões de uma dieta de perda de peso e uma alimentação saudável. Confira a lista.

Grãos refinados

Grãos integrais são recomendados porque, apesar dos carboidratos, são alimentos nutritivos em diversos outros aspectos, com fibras, vitaminas e um baixo índice glicêmico.

Já os grãos brancos ou refinados não contam com quase nenhum desses benefícios: o processo que eles passam eliminam boa parte dos nutrientes e deixam apenas um alimento com índice glicêmico maior.

Um índice glicêmico muito alto é ruim por várias perspectivas, mas falando em perda de peso, esse tipo de alimento libera glicose em uma velocidade alta no sangue e faz com que o pâncreas produza mais insulina para equilibrar o nível de açúcar no corpo.

Se não for usada, a glicose em excesso é convertida em ácidos gordurosos e triglicerídios, que são a gordura que quem está em dieta quer tanto eliminar.

Refrigerantes

Além de serem extremamente açucarados, os refrigerantes são um tipo de bebida que não oferecem nenhum benefício ao nosso organismo. Pelo contrário, atrapalham qualquer boa dieta de perda de peso e devem ser cortados ou consumidos com muita moderação.

O consumo de refrigerantes também está associado a doenças cardíacas, diabetes e cálculo renal. Como contam com muito sódio e gás, os refrigerantes também aumentam o inchaço.

Mesmo os refrigerantes light e diet são um perigo, pois contam com substâncias como o ácido fosfórico, que sobrecarregam o fígado e podem causar inflamações. Portanto, para quem quer perder peso, uma decisão prática é simplesmente parar de beber refrigerantes.

Legumes fritos

Qualquer dieta orientada a perda de peso recomenda a ingestão de legumes, mas sugere cortar as frituras. Talvez por isso, a ideia dos legumes fritos pode parecer tentadora: uma forma mais gostosa de comer os alimentos obrigatórios.

Mas não, o modo de preparo aqui faz toda a diferença: a imersão dos legumes em óleo quente acaba com boa parte do valor nutricional e faz com que eles se tornem praticamente uma esponja de gordura.

Como, muitas vezes, a farinha de trigo é usada para empanar, a combinação fica ainda mais prejudicial para a saúde e desmorona qualquer planejamento para emagrecer.

Sorvete

Não é surpresa para ninguém que sorvetes engordam, especialmente aqueles comprados em potes no supermercado. É um alimento rico em açúcar e gorduras, sem grandes benefícios nutritivos em troca. O sorvete não vale as calorias que serão ingeridas se quem está comendo pensa em perder peso.

Sorvetes sem leite e feitos com frutas são mais saudáveis, mas não ao ponto de serem consumidos em excesso. Além disso, se for ‘turbinado’ com acréscimos, o sorvete de frutas teoricamente mais saudável continua sendo um grande vilão da perda de peso.

Bacon

Adorado por muitos, o bacon é, em sua essência, quase que gordura pura. Se consumido de forma exagerada, o bacon aumenta o risco de problemas cardíacos e diabetes tipo 2. Além disso, uma fatia pequena de 10 gramas já corresponde a 6,4% do valor indicado para consumo diário de gorduras.

Qualquer tipo de carne processada é ruim para a saúde e para uma dieta séria de perda de peso. Mas, no ranking de inimigos do peso ideal, o bacon está nas primeiras posições.

Cachorro-quente

Assim como o bacon, a salsicha é um tipo de carne processada que traz inúmeros problemas de saúde se ingerida regularmente. Basta uma unidade de 20 gramas para consumir 24% do valor diário total de gorduras e 20% do sódio, em média.

O combo da salsicha em um pão que certamente será feito de farinha de trigo refinada é algo que quem quer perder peso deve manter distância. Mas mesmo quem não pensa em reduzir as medidas deve evitar salsichas, pois é um tipo de alimento associado a uma série de mazelas, incluindo aí o câncer de estômago.

Se mesmo depois de tudo isso ainda precisar de mais um incentivo para parar de comer salsicha, procure mais sobre o processo de fabricação dela. Com certeza você não vai enxergá-las de novo com os mesmos olhos.

Batatas fritas

Já falamos aqui sobre os legumes fritos como algo que deve ser evitado, mas as batatas fritas merecem uma atenção especial. Além de serem um dos tipos mais populares de frituras, as batatinhas são, ainda, piores que um legume frito usual.

Encharcadas em gordura de óleos refinados, as batatas fritas são uma bomba calórica e costumam ser temperadas com muito sal, o que eleva o nível de sódio no corpo.

Como nosso organismo tenta manter um equilíbrio de sódio e água, mais sódio significa mais retenção de líquidos, o que resulta em um peso maior e uma aparência inchada.

Como se não bastasse, batatas que foram fritas demais possuem níveis elevados de acrilamidas, uma substância cancerígena.

Néctar de agave

Esse alimento merece um destaque especial porque, muitas vezes, é vendido como uma alternativa saudável ao açúcar. Mas não é: o produto é extremamente refinado antes de ser comercializado, o que por si só já é um problema.

Além disso, possui níveis elevados de frutose em sua composição; ainda que tenha um índice glicêmico baixo, a frutose pode sobrecarregar o fígado. Por isso, frutose em grandes quantidades é associada a um risco maior de diabetes.

Por isso, se sentir que faltam opções para adoçar suas bebidas e alimentos na sua dieta de perda de peso, pense que talvez seja a hora de conhecer o verdadeiro sabor deles, sem aditivos.

Aprendeu mais sobre quais alimentos evitar durante a dieta? Aproveite o embalo para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro dos melhores conteúdos de emagrecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Adorei seu site. Demorei para encontrar um conteudo tão relevante. Obrigado. Sucesso

  2. Muito boa suas dica valeu pelo conteudo do site abraço

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + 6 =