Como lidar com a queda de cabelo por estresse?

A vida corrida, a grande quantidade de compromissos e a pressão no trabalho são apenas alguns exemplos dos fatores que tem trazido problemas para muitas pessoas — entre eles, a queda de cabelo por estresse. Isso mesmo! Além dos sintomas mais frequentes, como o nervosismo excessivo, a insônia e, até mesmo, transtornos alimentares, o estresse pode ter resultados físicos em nosso corpo, como as dermatites, micoses, herpes e a perda dos fios.

Portanto, tentar manter a sua qualidade de vida faz bem não apenas para a saúde, mas também para a beleza. Quer saber mais sobre como o estresse pode prejudicar os seus cabelos? Basta continuar a leitura!

Por que a queda de cabelo por estresse acontece

O que acontece, em poucas palavras, é que a tensão provocada pelo estresse tem uma influência direta em nossos hormônios e na circulação de sangue pelo corpo. Com essa circulação afetada na área do couro cabeludo, os fios não conseguem se fixar.

Além da queda, os cabelos também podem ter o seu crescimento prejudicado pelo estresse. Isso porque a condição nervosa interfere no ciclo capilar, interrompendo o seu crescimento. Vale lembrar de que a situação pode ser ainda mais grave, pois o mesmo pode acontecer com os cílios, as sobrancelhas e, até mesmo, a barba.

Outros problemas podem atingir os seus cabelos devido à grande carga de estresse, como:

  • o branqueamento dos cabelos: a inibição das células responsáveis pelo tom das madeixas faz com que os fios fiquem brancos mais rapidamente;
  • o ressecamento do couro cabeludo: a produção dos óleos naturais da região, quando prejudicada, pode causar irritação da raiz, vermelhidão, descamação e caspas secas.

Como solucionar o problema

Apesar de essas possibilidades deixarem muita gente “de cabelo em pé”, é possível que você esteja pensando: há tratamento para todos esses problemas capilares. Na verdade, muitos desses procedimentos conseguem apenas suavizar as consequências — mas não é possível resolver completamente nem voltar atrás, em alguns casos.

Portanto, a melhor forma de evitar a queda de cabelo e outros problemas relacionados é transformando alguns hábitos para eliminar o foco do problema (e não o sintoma) — ou seja, o estresse. Se a sua vida anda muito agitada e isso tem se refletido fisicamente, é hora de repensar e adotar novas posturas. Confira algumas sugestões!

Pratique atividades físicas regularmente

Os exercícios físicos aumentam a sensação de bem-estar (por meio da liberação da serotonina) e agem nas funções de diversos órgãos. Além disso, movimentar-se é essencial para manter uma boa circulação sanguínea — fundamental para que os fios se fixem no couro cabeludo, como já falamos.

Durma, pelo menos, oito horas por dia

Assim como as atividades físicas, o sono é fundamental para manter o bom funcionamento do nosso organismo. Uma boa noite de sono também ajuda a despertarmos melhor e termos mais disposição para as atividades do dia seguinte — e um cérebro disposto e tranquilo está menos propenso à ansiedade e ao estresse.

Alimente-se corretamente

Os alimentos estão diretamente relacionados à nossa saúde e qualidade de vida. Não por acaso, há frutas, legumes e verduras indicadas para quaisquer partes do corpo. Para cuidar dos seus cabelos, por exemplo, inclua em sua dieta:

  • cenoura;
  • aveia;
  • espinafre;
  • laranja;
  • morango;
  • soja;
  • salmão;
  • iogurte.

A queda de cabelo por estresse é um sintoma mais comum do que podemos imaginar e, muitas vezes, as pessoas nem fazem essa relação. Contudo, é preciso manter-se atento às formas como o seu corpo reage ao seu estilo de vida — e cuidar dele com todo o carinho que ele merece.

Você, já sofreu ou sofre de algum sintoma ocasionado por ansiedade ou estresse? Vamos compartilhar experiências nos comentários e, assim, nos ajudar!

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