Saúde

Saiba agora qual é a importância da vitamina D!

Manter os cuidados com a saúde é muito importante para garantir qualidade de vida e longevidade. Nos últimos anos, cientistas se dedicaram a explicar a importância da vitamina D para o organismo. Com isso, também ficaram claros os prejuízos dos baixos níveis no organismo.

A vitamina D está relacionada à absorção do cálcio e atua na prevenção de muitas doenças. Sua deficiência no corpo nem sempre é percebida, o que pode acarretar problemas de saúde permanentes. Vamos tirar algumas das suas dúvidas sobre a vitamina D a seguir. Confira!

O que é vitamina D?

A vitamina D é um hormônio produzido pelo organismo humano, quando entra em contato com o sol, mais precisamente a radiação ultravioleta B. Apesar de a exposição aos raios solares ser perigosa para a pele, alguns minutos diários são importantes para garantir bons níveis de vitamina D.

As vitaminas são nutrientes que participam das reações químicas corporais e são essenciais. Já os hormônios, são produzidos pelo organismo, com função reguladora. Eles são transportados pelo sangue, como é o caso da vitamina D.

Por que ela é importante?

Você já ouviu falar que tomar sol é bom para os ossos? A afirmação procede e está relacionada com o hormônio. A vitamina D é necessária para a absorção do cálcio e do fósforo, que fortalecem os ossos e dentes. O hormônio também é importante para a atividade cerebral e a estrutura muscular.

Também deve ser destacada a importância da vitamina D para a prevenção de doenças. Como está relacionada às funções vitais do organismo, doses bem equilibradas no sangue são fundamentais para manter o corpo saudável.

Onde encontrar a vitamina D?

A principal fonte de vitamina D é o sol. Aproximadamente 20 minutos de exposição diária, de preferência antes das 10h, são suficientes para garantir a produção adequada. Contudo, é preciso que você não esteja utilizando protetor solar e que braços e pernas sejam expostos também.

Alguns alimentos também podem ser fontes de vitamina D complementares. São eles: ovos, leite, fígado de boi, peixes gordurosos e cogumelos. A recomendação é de 200 UI/dia para adultos (5 mcg). Para grávidas a quantidade indicada é o dobro.

Quais são os riscos da baixa dosagem de vitamina D no sangue?

Quantidades inadequadas do hormônio no sangue estão relacionadas a problemas no crescimento das crianças e na formação do sistema ósseo. Nos adultos, torna os ossos frágeis e favorece fraturas.

Dentre as doenças associadas à falta de vitamina D, merecem destaque a osteomalácia, os ossos ficam moles e deformados, intolerância à glicose, câncer, obesidade, Alzheimer, depressão e disfunções da pressão arterial.

Quais são os sinais de que a vitamina D está baixa?

Como a vitamina D é responsável também pelo sistema imunológico, infecções frequentes podem ser um alerta para a carência. Outros sinais são fadiga, dor nos ossos ou musculares, queda de cabelo e cicatrização mais difícil.

Para saber se os níveis estão normais, é feito um exame de sangue. A carência de vitamina D só pode ser diagnosticada pelo médico, que orientará sobre como proceder. O excesso dela também é tóxico, por isso nunca se deve tomar suplementos vitamínicos por conta própria.

Agora, que você já conhece a importância da vitamina D para o seu corpo, a dica para estar sempre saudável é ter a rotina equilibrada. Mantenha uma alimentação nutritiva e saia um pouco ao sol todos os dias. Caso perceba algum dos sinais da falta de vitamina D, converse com seu médico, ou procure um farmacêutico.

Agora que você já sabe a importância da vitamina D, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − um =