Ninguém está livre de passar por alguma situação difícil na vida e, consequentemente, de sofrer com o Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TSPT).
Vivendo em grandes centros urbanos ou tendo hábitos pouco saudáveis, todos estamos expostos a vivenciar situações ruins, como violência extrema ou acidentes graves. Além disso, também podemos receber o diagnóstico de uma doença difícil, seja conosco ou com alguém que amamos.
Mas é possível lidar com os sintomas desencadeados por essas ocorrências? De que maneira enfrentar o turbilhão de sentimentos e o medo? Como saber, afinal, se você sofre de estresse pós-traumático? Continue a leitura para encontrar algumas respostas que podem ajudá-lo.
O que é o Transtorno do Estresse Pós-Traumático?
A medicina define o TSPT como o conjunto de sintomas (tanto físicos quanto emocionais) que estão diretamente ligados à ansiedade e que ocorrem após um evento psicológico estressante ou como o nome sugere, depois de um acontecimento traumático.
Algumas ocorrências que podem desencadear o quadro são:
- Assalto, sequestro, ataque terrorista, tortura, encarceramento ou qualquer outro tipo de violência relacionada;
- Violência física ou sexual;
- Acidentes automobilísticos ou outros igualmente graves;
- Diagnóstico de doença grave;
- Bullying.
Como dissemos, o evento não precisa acontecer com a pessoa para que o estresse ocorra. Presenciar um momento difícil de outros indivíduos também pode gerar o TSPT.
Quais são os principais sintomas do estresse pós-traumático?
Somos seres humanos repletos de sentimentos (como o medo e a compaixão) e, por muitas vezes, ficamos abalados com situações violentas ou tristes que fazem parte da vida.
Mas como diferenciar uma sensação normal de um estresse pós-traumático? Entre os sintomas psicológicos, podemos destacar:
- Recordações aflitivas e recorrentes do momento traumático, além de sonhos constantes sobre o assunto;
- Alucinações ou flashbacks que dão a sensação de que tudo está acontecendo novamente.
Já entre os sintomas físicos, os mais comuns são:
- Alterações gastrointestinais;
- Tremores e sudorese, quando o evento é lembrado.
As crianças também podem sofrer desse mal, e as demonstrações mais comuns de que algo está errado são:
- Comportamento desorganizado:
- Agitação;
- Sonhos amedrontadores;
- “Teatralização” da situação traumática.
Como lidar com o estresse pós-traumático?
Confira, agora, algumas maneiras de lidar com esse problema.
Terapia
É comum que as pessoas que sofreram um trauma severo busquem ajuda profissional — e o tratamento realmente costuma ajudar a lidar com a situação, amenizando sentimentos como o medo e a angústia.
Além disso, por meio da psicoterapia e do uso de medicamentos, é possível impedir, além do sofrimento imediato, respostas tardias ou crônicas que, sem que a pessoa perceba, vão afetando a vida aos poucos, como problemas de saúde e fobias.
Meditação
Esvaziar a mente, conhecer a si mesmo e enxergar os problemas por uma outra perspectiva são alguns dos benefícios da meditação — que podem auxiliar, também, os indivíduos que estão sofrendo com algum estresse pós-traumático.
Isso porque o processo acalma a ansiedade, proporciona momentos de paz e relaxamento e pode ajudar a pessoa a reencontrar a sua confiança, autoestima e força interior.
Exercícios físicos
Praticar atividades físicas faz bem em qualquer época da vida, e não seria diferente nesse momento difícil. Alguns dos benefícios dos exercícios em uma situação de estresse pós-traumático são a liberação de endorfina e serotonina (hormônios responsáveis pelo bem-estar) e a melhora da circulação sanguínea. Se a prática for em grupo, ela ainda auxilia na sociabilização.
Agora que você já sabe o que é e como identificar o estresse pós-traumático, pode buscar ajuda ou auxiliar alguém perto de você que esteja passando por esse momento. Essa situação não é motivo para se esconder, converse e busque se libertar!
Agora que você já sabe como lidar com o estresse pós-traumático, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.