Saiba como melhorar a memória com técnicas simples

A cena parece corriqueira: ao final do dia, seu parceiro pergunta como foi o andamento daquela tarefa superimportante e você dá um salto. Esqueceu-se completamente de fazê-la!

Saiba que isso não acontece apenas na sua casa. Na verdade, vivemos dias cheios de compromissos e somos bombardeados constantemente com inúmeras informações, sendo que nosso cérebro simplesmente não dá conta de tudo. Portanto, saber como melhorar a memória pode ser imprescindível para continuar no controle da sua vida.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar você. Na dúvida se vai ou não se esquecer, anote ou dê um print!

Melhore sua alimentação

O que ingerimos é capaz de transformar radicalmente a maneira como nosso organismo trabalha, tanto para o bem quanto para o mal. Com o nosso cérebro, não é diferente — alguns alimentos têm a capacidade de fazer a memória funcionar melhor.

Isso porque os radicais livres desgastam a estrutura celular e o DNA da região cerebral, causando a oxidação do cérebro. Ou seja: ele envelhece, assim como todas as outras partes do nosso corpo. Para evitar tal oxidação e outros desgastes naturais, abuse de alimentos como:

  • Azeite;
  • Brócolis;
  • Espinafre (e folhas escuras em geral);
  • Mirtilo;
  • Abacate;
  • Suco de uva;
  • Peixes;
  • Oleagenosas;
  • Ovos;
  • Chocolate amargo;
  • Ovo;
  • Café.

Conheça o poder dos remédios naturais e manipulados

Alguns produtos manipulados e remédios naturais são capazes de trazer vários benefícios para a nossa memória, seja estimulando o cérebro, seja preservando suas funções.

Entre eles, vale a pena experimentar o ginseng e o pó de guaraná. O primeiro, além de poderoso tônico revigorante, ajuda na manutenção da memória, na aprendizagem e no combate ao estresse físico ou mental. Já o guaraná em pó ativa os processos de atenção e memória em longo prazo.

Medite

Uma das grandes culpadas pelo nosso esquecimento é a quantidade de afazeres que temos em mente. Seja sincero: em quantas coisas você está pensando e por quantas vezes seu celular apitou durante a leitura deste artigo?

O excesso de informação faz com que nossa mente não absorva nenhuma delas. Portanto, é preciso esvaziá-la, relaxar e deixar para lá todo o mundo exterior, nem que seja por alguns minutos no dia. O resultado, além de uma memória mais eficiente, é o aumento do foco e da atenção.

Anote as tarefas

Quando relacionamos aspectos dos quais precisamos nos lembrar a alguma imagem, nossa memória responde melhor. Ao mesmo tempo, ao organizarmos as tarefas em listas, podemos ver com mais clareza cada uma delas. Essa organização coopera para que a memória trabalhe em nosso favor.

Pratique atividades físicas e de lazer

Os benefícios dos hormônios liberados durante as atividades físicas já são amplamente conhecidos, mas você sabia que os exercícios também fazem muito bem ao cérebro? Os aeróbicos, especialmente, ajudam a absorver novas informações a curto prazo.

Além disso, divertir-se é ótimo para a memória. O cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse, diminui quando estamos rindo ou com as pessoas que amamos, o que relaxa o cérebro e o mantém aberto a novas cognições.

Por fim, fazer nada ou tirar uma soneca também são ações importantíssimas para que consigamos absorver novas informações e registrá-las.

Busque ajuda profissional

Vale ressaltar que um esquecimento ou outro podem sim ser consequência da vida moderna. Mas, se os episódios têm sido cada vez mais frequentes ou prejudicado sua rotina e as pessoas que vivem com você, é hora de buscar o auxílio de um profissional qualificado.

Isso porque os lapsos de memória podem advir de problemas mais sérios, como distúrbios do sono e ausência de vitaminas ou doenças específicas.

Tão importante quanto saber como melhorar a memória é manter-se atento à sua saúde. Portanto, não se descuide!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre memória, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em  nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.                                                                                                👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + onze =