Tipos de metabolismo: você sabe qual o seu?

Muita gente já tem consciência de que uma alimentação balanceada é fundamental para um estilo de vida saudável. Mas você sabia que, para além dos alimentos consumidos, os efeitos de uma dieta em uma pessoa dependem também do seu tipo de metabolismo?

Isso explica, em parte, a maior dificuldade ou facilidade que ela pode ter para emagrecer ou ganhar peso. Nesse sentido, ter conhecimento sobre o assunto pode ajudar você a saber quais tipos de alimento mais se encaixam ao seu perfil.

Quer descobrir os tipos de metabolismo que existem e como identificar o seu? Então, venha com a gente, para entender melhor o tema!

Os principais tipos de metabolismo

Você já deve ter ouvido falar por aí sobre “metabolismo”. Em primeiro lugar, é preciso compreender o que o termo significa. Ele consiste nas reações químicas do organismo realizadas para a quebra de substâncias ingeridas, de forma a obter energia a partir dos alimentos. Então, trata-se do esforço necessário para absorver os componentes do que você come.

Em segundo lugar, ao contrário do que muita gente pensa, ele não se divide apenas em lento ou acelerado. Há também tipos de metabolismo que se dividem quanto à “afinidade” com macronutrientes ingeridos. Assim, cada um deles absorve melhor determinada substância. Entenda:

Tipo proteína

Como o próprio nome indica, o metabolismo tipo proteína absorve melhor esse tipo de nutriente. Em geral, pessoas com esse tipo de metabolismo têm muito apetite e preferem alimentos salgados. Ainda, têm mais facilidade em se manterem magras.

A dieta de quem apresenta essa característica deve ter uma forte base proteica, incluindo ovos, leite, frango, carne em geral, entre outros alimentos. Ainda, a proporção do que é consumido deve ser de 70% de proteínas e 30% de carboidratos.

Tipo carboidrato

O metabolismo do tipo carboidrato é aquele que funciona melhor com alimentos ricos desse nutriente. Quem convive com ele geralmente sente pouca fome ao longo do dia, fazendo poucas refeições.

Devido à afinidade com o carboidrato, alimentos como arroz, pães e massas (de preferência integrais), além de frutas são ideais para essas pessoas. Ainda, a sua alimentação deve se pautar em 60% de quantidade dessa substância.

Tipo misto

O tipo misto é o metabolismo que se dá bem com ambos os macronutrientes, sendo que as pessoas que o possuem podem ter apetite bem variável. Apesar de gostarem bastante de comidas com carboidrato, elas conseguem emagrecer com facilidade.

Para esse caso, o ideal é mesclar os alimentos compostos por proteínas, carboidratos e gorduras. Porém, indivíduos com metabolismo misto devem evitar ingerir glúten, já que a propensão a alergias e intolerâncias é alta. Recomenda-se consumir queijos brancos, leite desnatado, carnes etc.

A melhor forma de descobrir qual é o seu metabolismo e como lidar com ele

Lendo as informações acima, você pode ter se identificado com algum dos perfis de tipo de metabolismo. No entanto, as características apresentadas por cada grupo podem variar de pessoa para pessoa. Assim, não é possível ter certeza de qual é o seu somente a partir delas.

A melhor forma de descobrir qual é o seu tipo é fazendo um teste genético, oferecido por vários consultórios e laboratórios. É fundamental ter o acompanhamento de um profissional capacitado, como o nutricionista, para buscar garantir a alimentação adequada ao seu perfil. O consumo de suplementos e vitaminas pode ser eficiente e sugerido por ele, se for o caso.

Sendo assim, quem busca ter uma vida saudável precisa conhecer bem o seu corpo para adaptar o seu estilo de vida às necessidades dele. Isso inclui conhecer o seu tipo de metabolismo. Afinal, para tudo que se queira fazer, seja emagrecer, ganhar massa muscular ou fortalecer os músculos, esse aspecto é muito importante.

Sabendo um pouco mais sobre como é cada um dos tipos existentes, você pode ter uma noção de qual é o seu. Porém, para ter certeza, é preciso fazer um teste e buscar o profissional adequado para estabelecer a melhor dieta para o seu caso. Dessa forma, você poderá cuidar da sua saúde de maneira consciente e segura!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre tipos de metabolismo, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em  nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.                                                                                                👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. MUITO INTERRESSANTE,A MATERIA .

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 5 =