Tratamento para insônia: quando procurar um profissional?

Você deita para dormir à noite e… não consegue! Rola para um lado, vira para o outro, afofa o travesseiro e troca de coberta, mas nada acontece. Você sabe que precisa dormir para acordar cedo no dia seguinte e seguir com o seu cotidiano, mas essa tarefa parece impossível.

Se a descrição acima se encaixa com sua rotina habitual, você pode estar sofrendo de insônia. Segundo a Associação Brasileira do Sono, mais de 73 milhões de brasileiros sofrem desse mal, que pode ter várias causas e tratamentos diferentes.

Reunimos explicações a cerca das causas dessa condição física, além de sugestões de tratamentos para insônia. Descubra!

O que causa insônia?

A insônia pode ter muitas causas, sendo que algumas pessoas podem apresentar esses sintomas apenas temporariamente, naqueles momentos em que a vida está repleta de estresse e ansiedade.

São ocasiões como a realização de uma apresentação importante, de uma entrevista de emprego ou até mesmo de uma mudança muito aguardada na vida. No entanto, alguns indivíduos têm insônia com mais frequência e sem motivos aparentes.

Quais os malefícios que a insônia pode trazer?

Quando não são feitos tratamentos para a insônia, ela pode causar sintomas sérios, como:

  • Falta de atenção no dia a dia;
  • Letargia;
  • Reflexos mais lentos;
  • Aumento de peso;
  • Dificuldades para se concentrar;
  • Irritabilidade;
  • Predisposição aumentada ao diabetes, à aterosclerose e à hipertensão.

Quando procurar um profissional para fazer tratamentos para insônia?

Uma vez que os sintomas listados acima estejam interferindo diretamente no cotidiano da pessoa, é preciso consultar um profissional médico para checar se a insônia não está sendo causada por problemas de ordem física, como tumores, doenças e síndromes mais sérias.

A insônia pode, inclusive, servir como um sinal de alerta para condições como o mal de Parkinson, o Alzheimer e a depressão, se apresentando como um dos sintomas mais corriqueiros para o diagnóstico médico.

Como são feitos os tratamentos para insônia?

Os tratamentos para insônia podem ser feitos de diversas formas, cabendo ao paciente, com o auxílio de seu médico, escolher a opção mais viável.

Podem ser adotadas medidas que impulsionam o indivíduo a um estilo de vida mais saudável, por exemplo, a partir da prática de exercícios físicos, como a natação, o pilates e o yoga.

A prática de meditação também é de grande auxílio no tratamento para insônia, porque permite que a respiração seja regulada e que a pessoa consiga entrar em um estado de calma natural.

Durante o dia, a pessoa pode tomar bastante Sol, já que a vitamina D também serve como um regulador natural do relógio biológico interno de cada um, além de limitar o consumo de cafeína, como a que é encontrada em cafés e refrigerantes à base de cola.

Tomar um leite morno antes de ir para a cama ou optar por chás naturais, como os chás de camomila, erva cidreira e mulungu, também podem ajudar a pessoa a pegar no sono e combater a insônia.

Se a opção é pelo uso de medicamentos, a melatonina, um tipo de hormônio produzido pelo corpo que o ajuda relaxar e a pegar no sono, é uma excelente opção de suplemento, agindo no corpo de forma natural.

A insônia pode atingir mais de 73 milhões de brasileiros e, caso se apresente de forma crônica, deve ser investigada com o auxílio de um médico. Se ela atinge você de forma esporádica, é possível recorrer a vários tratamentos para insônia, como os que envolvem o uso de medicamentos, além de chás e suplementos naturais, como a melatonina.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre tratamento para insônia, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em  nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.                                                                                                👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − 5 =