Veja 4 fatores que causam dificuldade de concentração no trabalho!

A dificuldade de concentração no trabalho é um fator que compromete a produtividade e prejudica a carreira em longo prazo. Afinal, quando qualquer barulho se torna perceptível, qualquer profissional acaba levando o dobro de tempo para concluir suas tarefas.

Mas não se preocupe! O primeiro passo para reverter esse quadro é conhecer o que realmente atrapalha você, com a intenção de encontrar soluções eficientes. Assim, em pouco tempo, já fica mais simples entregar melhores resultados e garantir a sua saúde mental.

Então, quer saber mais? Neste artigo, vamos mostrar 4 fatores que causam dificuldade de concentração no trabalho, e como corrigir cada um deles. Acompanhe!

1. Desorganização

Sabe quando você procura uma blusa dentro de uma gaveta toda bagunçada e demora mais de uma hora para descobrir que ela estava na sua frente? Pois bem, a desorganização também causa situações como essas no trabalho, e faz com que você fique estressado pela dificuldade de manter a produtividade.

O mais importante, diante disso, é “arrumar a casa” para, em seguida, alcançar bons resultados. Comece com uma agenda bem detalhada, que deixe você preparado antes de encarar a programação do dia. Assim, ao saber quais são as suas prioridades, é muito mais fácil realocar as tarefas que precisam de menos esforço e, só depois, encarar os procedimentos considerados extensos. Sem contar que, com tudo bem alinhado, os imprevistos causam menos pânico!

2. Redes sociais

Bom, quem nunca respondeu uma mensagem no WhatsApp em horário de trabalho que atire a primeira pedra. No entanto, hoje em dia, quem não exerce uma função ligada às redes sociais pode acabar passando muito tempo no celular, e deixar as tarefas essenciais de lado.

Tenha em mente que mesmo que as páginas não estejas abertas, o simples toque das notificações já desperta curiosidade e dispersa o seu foco. Às vezes, isso é suficiente para você se desmotivar e acabar indo tomar um café, enquanto aproveita para checar as novidades do universo digital.

O mais indicado, em uma situação como essa, é fazer apenas intervalos estratégicos, que ajudam tanto a manter a produtividade quanto a descansar os pensamentos. No resto do texto, a atenção ao trabalho deve ser focada.

3. Ambientes barulhentos

De fato, o barulho é um dos principais vilões da produtividade no trabalho. Pode até não parecer à primeira vista, mas quando o processo de concentração fica abalado por causa de risadas ou telefone tocando, o nosso cérebro tem que lidar com uma competição por estímulos.

Ao tentar terminar um relatório, por exemplo, você certamente vai levar o dobro de tempo na tarefa se tiver ruídos ao fundo. Já em um ambiente silencioso, você não fica em estado de alerta o tempo todo, e isso faz muita diferença nas entregas de resultado.

Por isso, caso fique complicado reduzir incômodos no ambiente corporativo, o melhor caminho é se autodisciplinar para fortalecer o poder de concentração. É claro que isso não é tarefa simples, mas desenvolver a capacidade de abstrair sons indesejados se mostra como um verdadeiro divisor de águas nesse sentido.

4. Acúmulo de tarefas

Independentemente da área de atuação, muitos profissionais costumam acumular tarefas, como um reflexo direto da falta de organização que citamos anteriormente. O problema é que, por mais que você tenha experiência no trabalho desenvolvido, ninguém consegue dar conta de tudo.

A melhor dica, aqui, é estabelecer limites para que as atividades fluam de maneira otimizada e você fique bem descansado o suficiente para manter o foco na medida certa. Lembre-se de que, no mercado atual, muitas empresas se preocupam constantemente com a saúde mental dos funcionários — e não à toa. Essa medida inclui uma série de exercícios e projetos que são fundamentais à composição de um ambiente mais agradável.

Enfim, agora você já conhece os fatores que causam dificuldade de concentração! Como vimos, o importante é priorizar o seu bem-estar para criar hábitos saudáveis e apresentar resultados cada vez melhores no trabalho. Só assim é possível manter o foco, não importa qual seja o tipo de ambiente!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre dificuldade de concentração no trabalho, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 − oito =