Veja quais são as vantagens da manipulação de medicamentos

Existem muitas vantagens da manipulação em relação aos medicamentos já prontos das farmácias. Quando as fórmulas feitas em grande escala não são capazes de atender às necessidades específicas do paciente, o médico pode optar por pedir a versão manipulada, que é pensada de maneira individual.

Para entender melhor o que é a manipulação de medicamentos e quais são os seus benefícios, preparamos este post! Se ficou interessado no assunto, continue a leitura!

Como funciona a manipulação de medicamentos?

As farmácias de manipulação podem fazer qualquer medicamento, desde que seja apresentada a receita médica e a fórmula não seja patenteada por alguma empresa. O farmacêutico é o responsável pela fabricação do produto. É ele quem vai garantir que a fórmula seja realizada da maneira adequada, seguindo todos os procedimentos necessários.

Medicamento manipulado não significa medicamento natural. Durante o processo de produção são usados os mesmos componentes químicos dos remédios convencionais. Contudo, os industrializados têm conservantes e estabilizantes em sua composição, que ampliam o prazo de validade. No caso dos manipulados, o prazo é menor, para atender o tempo do tratamento.

A embalagem dos medicamentos manipulados traz o nome do paciente e do médico solicitante, já com as indicações de uso também. Porém, não contam com a bula.

Quais são as vantagens da manipulação?

Existem muitas vantagens da manipulação de medicamentos. Confira algumas:

  • É uma opção mais econômica:  Os manipulados podem ser até 50% mais baratos que os industrializados;
  • Não permite automedicação: Quando o paciente toma medicamentos por conta própria, ele se expõe a vários riscos. Manipulados só podem ser feitos com receita médica ou farmacêutica, o que evita a automedicação;
  • Pode combinar medicamentos: Se o paciente precisar tomar diferentes medicamentos associados, pela manipulação é possível combinar a fórmula e conseguir o tratamento que precisa em apenas um produto;
  • Tem a forma de apresentação personalizada: Ajusta-se à forma de consumo que o paciente preferir. O manipulado pode ser feito em cápsula, solução, xarope, strip, goma, pirulito, chocolate, tablete ou sachê.
  • Se adapta à dosagem indicada a cada paciente: Em muitos casos, a dosagem necessária é maior ou menor que a dos medicamentos industrializados. Com o manipulado é possível fazer a composição específica, sem precisar cortar o medicamento ou tomar mais de uma unidade;
  • Evita desperdício: Como o medicamento é feito especificamente para o tratamento, evita que se compre uma quantidade maior do que a necessária;
  • Retira substâncias causadoras de alergia e uma excelente opção para vegetarianos: É uma ótima alternativa para quem tem restrição a algum componente da fórmula original, como lactose ou glúten. Na versão manipulada, essas substâncias podem ser retiradas. E para os vegetarianos, tem a opção de utilizar ativos e cápsulas que não seja de origem animal (como por exemplo a cápsula vegetal e a cápsula de tapioca).

Como escolher a farmácia de manipulação?

Tão importante quanto ter a fórmula adequada para o seu caso é produzir o medicamento em uma boa farmácia. Para que seja autorizada a atuar, a farmácia de manipulação precisa atender a várias exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Regional de Farmácia (CRF) da sua localização.

Antes de escolher a farmácia, é importante consultar se a empresa tem os documentos da Anvisa e do CRF em dia. É necessário também saber se existe um farmacêutico responsável pelo procedimento. Isso garante a segurança dos pacientes e a eficácia dos produtos.

São muitas as vantagens da manipulação. Ela atende bem as pessoas que buscam um tratamento mais em conta, que supra as necessidades individuais com qualidade. Converse com seu médico sobre os produtos manipulados e tenha um tratamento personalizado para você.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a manipulação de medicamentos, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. remedio para, vale a pena conferir

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − seis =