Você conhece os benefícios da melatonina? Descubra aqui!

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, mas, quando se encontra em níveis abaixo do normal, traz alguns problemas para a saúde. Com isso, é preciso consumi-la em forma de suplemento alimentar. Seus benefícios são diversos e vão além do já conhecido efeito regulador do sono.

Quer conhecer mais sobre essa substância? Então, continue com a leitura do post para descobrir o que é, como atua no corpo e de que forma ela pode melhorar — e muito! — a sua qualidade de vida!

Afinal, o que é melatonina?

Trata-se de um hormônio produzido pelo corpo quando o dia começa a escurecer, para ajudar o metabolismo a se preparar para adormecer, e atinge seu nível máximo quando estamos dormindo. Quando amanhece, sua produção é diminuída.

Com o passar do tempo, seus níveis baixam. Isso também pode ocorrer devido a ação de alguns medicamentos, estilo de vida e problemas de saúde. Muitas pessoas confundem a melatonina com a melanina, que é a proteína responsável pelo pigmento da pele, provavelmente por causa da semelhança dos nomes.

Como a melatonina regula as funções do sono em todo o corpo, grande parte dos órgãos tem receptores desse hormônio. Desse modo, sua atuação no organismo é extremamente importante e traz diversos benefícios, como veremos a seguir.

Quais os benefícios da melatonina no organismo?

A melatonina é bastante utilizada para tratar distúrbios do sono, seja em casos de insônia severa, seja esporádica. Além disso, contribui de outras formas para a saúde e qualidade de vida. Veja abaixo os principais:

Promove o emagrecimento

A falta de sono reduz os níveis dos hormônios ligados à saciedade — leptina e grelina. Dessa forma, a pessoa sente a necessidade de comer mais até se sentir satisfeita. Além de normalizar as taxas dessas substâncias, a melatonina promove a conversão do tecido adiposo em um tipo de gordura que é gasta para gerar energia ao corpo. Por esse motivo, é uma excelente aliada na perda de peso.

Ajuda no tratamento da enxaqueca

A enxaqueca é uma doença que atinge milhares de pessoas. Muitas delas já não respondem mais aos tratamentos comuns, que são à base de analgésicos e outras terapias. Estudos têm comprovado que a ingestão de melatonina previne crises de enxaqueca por estimular a neurotransmissão gabaérgica, a produção de dopamina e serotonina e por apresentar propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Previne o diabetes tipo dois

Pacientes diabéticos apresentam níveis de melatonina abaixo do normal no corpo. Esse hormônio protege as células pancreáticas, nervosas e renais, que são as mais prejudicadas pela hiperglicemia causada pelo diabetes. A melatonina também está diretamente ligada à ação de diversos hormônios no organismo, entre eles a insulina, cuja falta pode desencadear a diabetes.

Como a melatonina atua em todo o organismo, ainda ajuda a:

  • Diminuir a ansiedade;
  • Reduzir a queda de cabelo;
  • Desenvolver a massa magra;
  • Prevenir alguns tipos de câncer;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Tratar síndrome dos ovários policísticos;
  • Melhorar o desempenho de atividades físicas.

Portanto, a melatonina assegura uma melhor qualidade de vida e traz muitos benefícios à saúde do corpo. No entanto, é importante consultar um médico de confiança para que ele prescreva a dosagem correta para o seu caso. Ainda, é fundamental adquirir um produto de qualidade, manipulado por uma farmácia capacitada.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a melatonina, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em  nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 + dezessete =