Você sabe como funciona a dieta low carb? Descubra agora mesmo!

Você sabe como funciona a dieta low carb? Nos últimos tempos, muito se tem falado acerca desse tipo de alimentação. É provável que você conheça uma ou mais pessoas que optaram por ela e obtiveram ótimos resultados. Aí, vem aquela curiosidade: afinal, como estabelecê-la no meu dia a dia? Quais são os principais benefícios?

Esse tipo de dieta propõe a redução de carboidratos ingeridos, focando mais nas fibras e proteínas. É indicada para pessoas que querem emagrecer e ser mais saudáveis e contraindicada para quem sofre com insuficiência renal e cardíaca e, em alguns casos, para atletas, entre outras situações que devem ser avaliadas por um profissional. As vantagens, além da definição do corpo, também podem ser vistas na prevenção da diabetes e na sensação de saciedade. Continue a ler este artigo para saber mais!

O que comer

Pronto, até agora você já sabe que esse tipo de alimentação é capaz de oferecer bons retornos para quem investe nela. Para isso, porém, é preciso pensar no cardápio muito bem. Enquanto alguns tipos de comida podem ser grandes aliados, outros ajudam somente a lhe sabotar. Veja exemplos abaixo e entenda melhor como funciona a dieta low carb.

Alimentos permitidos

Várias verduras e legumes

Um grande número de verduras e legumes tem baixa quantidade de carboidratos e pode ser incluído nesse tipo de dieta. Alguns exemplos são: abobrinha, couve-flor, brócolis, couve, chuchu, pimentão, berinjela, aspargos, cogumelos, alho-poró, alface, rúcula, cebola, escarola, acelga, agrião, espinafre e vagem.

Diversas frutas

As frutas têm frutose, que são uma fonte de carboidrato. Portanto, nem todas poderão compor a sua dieta low carb, e você precisa estar bem atento a isso. Algumas das recomendadas são: coco, pêssego, abacate, morango e melão.

Gorduras

Não é todo alimento rico em gorduras que tem muito carboidrato, como diversas pessoas costumam imaginar. Alguns exemplos disso são o abacate, já citado, o azeite e as oleaginosas.

Proteínas

Elas são muito importantes para o corpo humano, por isso, é essencial consumi-las. Dê preferência, no entanto, a carnes mais magras, como peixes, aves, patinho, alcatra e ao leite desnatado no lugar do integral, caso contrário, você poderá ter prejuízos na dieta.

Alimentos proibidos

Determinados legumes

Sim, eles aparecem nas duas listas. Alguns tipos de legumes têm uma elevada taxa de carboidratos, como a batata, a batata doce e a beterraba, e devem ser evitados.

Algumas frutas

Mais um tipo de alimento que aparece em ambas as listas. Evite colocar na sua dieta a banana, a manga, a pera e também a uva passa.

Grãos refinados

Os pães que levam grãos refinados e outros ingredientes em sua composição, inclusive os integrais, não devem fazer parte da sua alimentação diária. Eles são ricos em carboidratos.

Agora que você já sabe como funciona a dieta low carb, não se esqueça de que dietas restritivas como essa só devem ser feitas com acompanhamento médico ou nutricional. Nada melhor do que profissionais qualificados para observarem com atenção o seu desempenho.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais. Ajude os seus amigos a manter uma alimentação mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This