Você sabe para que serve a spirulina? Descubra agora mesmo!

Já imaginou se existisse um superalimento que fosse capaz de cuidar da nossa saúde e beleza ao mesmo tempo? E se eu lhe disser que ele já existe? É exatamente isso para que serve a spirulina, pois se trata de uma cianobactéria que pode ser consumida como suplemento alimentar devido ao fato de ser rica em vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos que são importantes para a nossa saúde e ajudam no emagrecimento.

A substância, também chamada de “alga azul”, já foi apontada pela ONU como o alimento do futuro, sendo considerado o segundo mais nutritivo do mundo, perdendo apenas para o leite materno, e que pode ser utilizada para combater a desnutrição na África. Ficou curioso? Descubra, a seguir, quais são os benefícios da spirulina para a sua dieta!

Fornece proteínas

Estamos falando de uma fonte de aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o organismo humano não consegue sintetizar e que, por isso, devemos obtê-los por meio da alimentação.

O suplemento é composto por 53 a 62% de proteínas, e muitas delas podem ser comparadas às proteínas que estão presentes na soja e no leite. Assim, em muitos casos, a spirulina também é indicado para atletas que desejam ter melhores resultados nos seus treinos.

Ajuda no emagrecimento

O consumo dessa cianobactéria pode ser um grande aliado para quem almeja perder peso. Isso porque ela possui uma substância denominada fenilalanina, que é responsável por estimular a saciedade.

Funciona assim: depois de ingerida, a fenilalanina forma uma espécie de gel no seu estômago, o que desacelera o esvaziamento gástrico e reduz a fome. Para emagrecer tomando spirulina, o ideal é que o seu consumo seja feito antes das principais refeições do dia.

Reduz o colesterol

Na spirulina podemos encontrar ácidos graxos essenciais que pertencem à família do ômega 6, entre eles o gama-linolênico, que ajuda a reduzir e prevenir o acúmulo de colesterol.

Dessa forma, você também diminui as chances de ter doenças do coração, uma vez que o excesso de colesterol no sangue é extremamente maléfico para o bom funcionamento desse órgão.

Mantém a pele jovem

Em apenas três gramas de spirulina há mais anti-inflamatórios e antioxidantes do que em cinco porções de vegetais e frutas. Essas propriedades auxiliam no combate aos radicais livres — agentes que contribuem para o aparecimento de rugas e o envelhecimento da pele — e nos processos inflamatórios. Assim, é possível manter a pele mais jovem e prevenir doenças graves, como câncer de pele.

Sem falar que o suplemento também possui quantidades significativas de betacaroteno, que pode ser transformado em Vitamina A. Ela ajuda na produção e manutenção dos fios de cabelo, além de preservar a saúde da gengiva, dentes, glândulas, olhos e mucosas.

Qual é a melhor forma de consumir spirulina?

Atualmente, a spirulina pode ser consumida em cápsulas e em pó, devendo ser ingerida com um pouco de água ou adicionada aos alimentos, como vitaminas e sucos. No geral, é recomendado ingerir de 1 a 8 gramas por dia.

O consumo em pó é mais indicado para quem deseja adicionar a substância em receitas, enquanto as cápsulas são recomendadas para aqueles que necessitam de mais praticidade no seu dia a dia. De todo o modo, a quantidade certa a ser tomada precisa ser prescrita por um médico especialista.

Agora que você sabe para que serve a spirulina, já pode incluí-la na sua dieta e emagrecer de forma saudável, retardar o envelhecimento e contribuir para o bom funcionamento do seu organismo. A spirulina pode ser comprada em farmácias de manipulação, como a Nature Derm, que é reconhecida pela venda de fitoterápicos e produtos naturais que visam a sua saúde e bem-estar.

Gostou desse post? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This