Como montar uma rotina saudável?

Quase sempre que começamos um novo ano temos a pretensão de tornar o nosso estilo de vida um pouco mais saudável. Entretanto, a falta de um bom planejamento pode acabar frustrando qualquer expectativa de real mudança.

Pensando nisso, separamos uma série de dicas para você montar uma rotina saudável! Confira a seguir e comece já a sua mudança.

Organize suas metas

Para que as resoluções de um ano novo mais saudável possam ter sucesso, ter as metas planejadas de forma organizada pode ser muito eficaz. Para isso, é extremamente recomendável que os novos objetivos sejam listados e controlados por meio de agendas ou cronogramas, de modo que o progresso possa ser acompanhado gradativamente ao longo do ano.

Esse planejamento mais detalhado é muito importante tanto para nos motivar a permanecer na rotina quanto para acompanhar os ganhos ao longo do tempo. O cérebro humano funciona por meio de mecanismos compensatórios e, dessa forma, receber estímulos de que o esforço está trazendo frutos só trará satisfação e motivação para continuar no novo ritmo.

Planeje sempre o seu dia

Em menor escala, o planejamento do dia também pode ser muito eficaz para a manutenção de uma rotina saudável ao longo do ano. A ausência de horários fixos para as obrigações como trabalho e estudos pode acabar sobrepondo essas atividades ao tempo que deveria ser dedicado para o cuidado com o corpo.

Além disso, uma rotina em que não há um horário padrão tende a ser mais estressante do que uma mais organizada, o que pode atrapalhar bastante na aquisição de suas novas metas. Assim, vale a pena tirar alguns minutos antes de dormir para fazer um roteiro do dia seguinte, de modo que haja o maior aproveitamento possível do seu tempo.

Faça exames médicos

Antes de iniciar qualquer dieta ou rotina de exercícios é muito importante que sejam feitos os devidos exames e avaliações médicas. Além de ser um cuidado essencial para com a saúde, a análise dos exames por um médico e ou nutricionista pode ser muito importante na hora de direcionar suas prioridades, por exemplo, aumentar ganho de massa magra, aumentar ingestão de algum nutriente ou abaixar os níveis de colesterol.

Dessa maneira, o ideal é que consultas médicas e com nutricionistas sejam feitas pelo menos de 6 e 6 meses, a fim de garantir que a nova rotina está influenciando sua saúde e bem-estar de forma positiva.

Cuide da alimentação

O cuidado com alimentação é, provavelmente, uma das principais medidas para a manutenção de uma rotina saudável. Nutrir-se bem influencia diretamente o bom funcionamento do corpo, o que pode incluir não só a saúde física como também a mental.

Entretanto, a busca por uma alimentação balanceada não deve ser confundido com o que pregam as múltiplas dietas radicais para emagrecer encontradas em revistas e sites na internet.

A restrição alimentar radical e sem acompanhamento médico pode resultar em deficiências gravíssimas para o organismo. Assim, é fundamental que haja o devido acompanhamento de profissionais na área de nutrição para eliminar qualquer risco à saúde.

Seguir uma dieta feita por um nutricionista pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil, principalmente em encontros com amigos ou durante a correria do dia a dia. Porém, mesmo comendo fora de casa é possível evitar alimentos que possam ser prejudiciais à saúde, como fast food, alimentos processados, frituras, doces e excesso de bebidas alcoólicas.

Pratique atividades físicas

A prática regular de atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde e bem estar de qualquer pessoa. A realização de exercícios pode trazer inúmeros benefícios à saúde humana, bem como o controle do peso, dos níveis de glicose e colesterol, aumento da resistência e até mesmo do bom humor e ânimo para encarar o dia a dia.

Embora o início de qualquer prática física seja desconfortável e cansativa no início, é muito importante persistir nos primeiros meses. Após esse período de adaptação, a atividade física escolhida torna-se gradativamente mais prazerosa, principalmente quando os ganhos como a perda de peso começam a ser percebidos. Portanto, após a realização de uma devida avaliação médica, tente incluir no mínimo em 3 dias da semana a prática de exercícios físicos em sua rotina.

Regule o seu sono

A saúde do organismo humano depende diretamente da quantidade e da qualidade das horas de sono disponíveis. É durante esse período que são realizados vários processos metabólicos essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Dessa forma, um sono de má qualidade elimina grande parte dos ganhos de uma boa alimentação ou prática de atividades físicas. Assim, é muito importante dormir pelo menos 8 horas por dia, sem que haja uma variação expressiva do horário de deitar e de acordar.

Mantenha o ambiente limpo

Embora não pareça tão relevante na construção de uma rotina saudável, a limpeza do ambiente influencia diretamente na nossa saúde. O acúmulo de sujeira torna o local apto para o desenvolvimento de fungos e bactérias, que podem agravar alergias e até mesmo causar doenças.

Assim, é fundamental que a higiene da casa ou local de trabalho esteja sempre em dia. Para isso, procure encaixar as tarefas de limpeza nas obrigações diárias, de modo que elas se tornem parte de sua rotina.

Dê importância aos momentos de lazer

É muito comum que o acúmulo de atividades em uma rotina acabe fazendo com que nós não nos achamos merecedores de momentos de lazer ou mesmo de ócio. Entretanto, descansar é algo essencial para nos manter suficientemente motivados a prosseguir com uma rotina saudável.

Separar uma parte do dia para a realização de algo que nos dá prazer é essencial para a manutenção do nosso bem estar mental. Ter o lazer como parte do dia a dia é muito importante, sobretudo no início da transição entre a antiga e a nova rotina, uma vez que a mudança de hábitos pode ser um pouco morosa durante os primeiros meses. Dessa forma, ter tempo para simplesmente se divertir pode fazer toda a diferença na sua vida.

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