Quando se fala em estética, uma das coisas mais temidas — principalmente pelas mulheres — é a famosa celulite. O aspecto de “casca de laranja” faz milhares de mulheres se privarem de usar biquínis, maiôs ou roupas que deixem os furinhos à mostra. Além disso, causa uma séria insegurança na hora de encarar o espelho.
Afinal, o que é celulite? Como preveni-la? Para saber isso e muito mais, confira o post que preparamos para você!
O que é celulite?
A celulite é uma inflamação do tecido muscular. Os “furinhos” indesejáveis são causados por meio de uma transformação que acontece pela aglomeração de gordura, água e toxinas nas células. Assim, o aspecto de “casca de laranja” se torna perceptível.
Por mais que incomode, é considerada comum quando ainda é quase invisível. Se causar dor e ficar muito visível, é aconselhado tomar os devidos cuidados.
Quais são os graus da celulite?
É comum que, pelo menos, 98% das mulheres tenham celulite em alguma fase da vida, sendo que, em situações como a puberdade e a gravidez, torna-se previsto o seu aparecimento.
Mesmo sendo normal, algumas mulheres se sentem incomodadas e têm a autoestima afetada com o seu surgimento, principalmente em graus mais elevados. Veja, a seguir, quais são os graus da celulite:
- Grau 1: só são notadas quando fazemos pressão na pele, geralmente na região das coxas e no glúteo;
- Grau 2: são percebidas sem fazer pressão na pele, podem ser sentidas ao passar a mão na região;
- Grau 3: já sendo capaz de causar dor, a celulite é bastante perceptível e os nódulos têm aspecto endurecido;
- Grau 4: sendo o estágio mais avançado, é notada mesmo sob a roupa e pode ser muito dolorida. Além da dor e a aparência, traz sensação de cansaço, mesmo quando não é feito grandes esforços. O ideal é que seja feito um acompanhamento médico.
Como preveni-la?
O uso de cremes e tratamentos estéticos é uma boa opção, mas deve ser apenas uma das etapas do combate ao problema. Uma possibilidade eficaz é a reeducação alimentar, visto que o consumo excessivo de alguns alimentos pode ser prejudicial, tais como:
- gorduras;
- bebidas com gás;
- bebidas alcoólicas;
- cafeína.
Além de evitar o consumo em grandes quantidades desses e de alimentos como os doces, a prática frequente de atividades físicas é muito bem-vinda. Também é aconselhado optar por roupas mais leves e folgadas, evitando os shorts jeans muito justos.
Qual é a importância da prevenção?
Quando o assunto é aparência, entra em questão muitos problemas que estão ligados à autoestima da mulher. Muitas mulheres se sentem inferiores apenas por ter esses conflitos com a estética do corpo.
O incômodo é normal até certo ponto. Porém, quando sentir dificuldades em encarar o espelho, não hesite em procurar ajuda médica! Cuidar-se é de extrema importância, e, além da boa aparência, o bem-estar também vai se tornar rotineiro, melhorando a sua qualidade de vida.
Como vimos, é normal que as mulheres tenham celulites no corpo. Mas, quando isso se torna um problema que afeta negativamente o seu dia a dia, é hora procurar um acompanhamento médico.
E então, gostou de saber o que é celulite e como preveni-la? Não deixe de conferir também o que são queimadores de gordura e aprenda ainda mais a cuidar da sua saúde!