Cuidados com a pele no verão: conheça os essenciais

 

A estação mais quente do ano começa em dezembro e, nessa época, as atividades realizadas ao ar livre aumentam. Por isso, é muito importante ter alguns cuidados com a pele no verão.

Durante os meses mais quentes do ano os raios solares incidem com mais intensidade na superfície da Terra, aumentando o risco de queimaduras, envelhecimento precoce e outros problemas, como o câncer de pele. Mesmo em dias nublados, a radiação é prejudicial e o calor pode causar desidratação. Por isso, o cuidado precisa ser constante. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para você conferir os principais cuidados com a pele no verão e poder aproveitar a estação com mais saúde. Confira!

Hidrate a pele

Se for necessário tomar mais de um banho por dia, o ideal é que seja usado somente água. O excesso de sabonete tende a deixar a pele mais sensível e ressecada, por isso deve ser evitado.

Além disso, é importante passar um creme hidratante em todo o corpo após o banho. Dê preferência para os produtos mais leves e fluidos e capriche nas áreas mais ressecadas, como joelhos, pés, cotovelos e mãos.

Beba muito líquido

Com as altas temperaturas, a desidratação pode surgir rapidamente e resultar em sintomas físicos, como dor de cabeça e boca seca. Por isso, é importante ingerir de 2 a 3 litros de água diariamente para hidratar o corpo.

É possível substituir parte dessa água por outros líquidos, como água de coco, suco de fruta ou chá gelado. Porém, essas bebidas têm mais calorias e devem ser consumidas sem exageros.

Invista em um bom protetor solar

Quem está na praia ou na piscina deve aplicar o filtro solar cerca de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e renovar o produto a cada 3 horas. Também é fundamental usar o protetor solar no dia a dia, especialmente na área da pele exposta ao sol.

O protetor precisa ser de boa qualidade e com fator de proteção adequado ao seu tipo de pele. Loções pós-sol são alternativas interessantes para refrescar o corpo após um dia de exposição prolongada, pois hidratam, acalmam e reparam a pele, evitando a descamação.

Lave o rosto com produtos adequados

A acne solar é um problema muito comum no verão. Ela é provocada pelo aumento da oleosidade da pele, pela sudorese e pela mistura desses fatores com o filtro solar. A própria radiação solar pode ser um dos motivos para o surgimento do distúrbio.

Por isso, é recomendado lavar o rosto com produtos adequados para o seu tipo de pele, além de usar tônicos mais adstringentes e protetores solares livres de óleo e à base de água.

Prefira usar água fria

A água fria ajuda a refrescar e acabar com a sensação de mal-estar quando o dia está muito quente. Além disso, ela evita o ressecamento, ajuda a esticar a pele, alivia as tensões dos músculos e realiza um efeito esfoliante para eliminar as células mortas e reconstituir os tecidos do corpo.

Além desses cuidados com a pele no verão, é importante não se expor em excesso aos raios solares. Nos horários entre  9 horas e 4 horas da tarde há uma maior emissão de raios ultravioletas. Por isso, o ideal é evitar banhos de sol nesses momentos do dia.

Viu só como cuidados simples podem fazer a diferença em nossa saúde? Hidratar a pele, beber muito líquido, usar protetor solar, lavar o rosto com produtos adequados e água fria são alguns bons exemplos de cuidados com a pele no verão.

Quer complementar a leitura? Então confira o que você precisa saber sobre hidratação da pele!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This