Coenzima Q10: benefícios para sua saúde e beleza

A coenzima Q-10  conhecida também como Ubidecarenona é encontrada no nosso organismo e está difundida em todos os tecidos do corpo humano. As coenzimas são responsáveis pelo transporte de elétrons nas mitocôndrias. São as mitocôndrias as responsáveis pela produção de energia nas células e regulam todo o processo de envelhecimento celular e tecidual. 

A coenzima Q10 pode ser obtida pela ingestão de alimentos como carnes, aves e peixes, mas também pode ser utilizada na forma de suplementos em cápsulas ou comprimidos.

Assim como vários hormônios e vitaminas, os níveis da coenzima Q10 diminuem com a idade, e sua suplementação pode ser usada por diversos motivos. A principal ação da coenzima Q10 é seu efeito antioxidante varredor de radicais livres. Os radicais livres são moléculas cujos átomos possuem um número ímpar de elétrons capazes de capturar elétrons de outras células, isso pode provocar um “desequilíbrio” e até mesmo o envelhecimento ou morte celular. 

Para que serve

A coenzima Q10 traz vários benefícios para a saúde como:

1. Melhora a disposição

A coenzima Q10 é fundamental para a produção de energia nas células, sendo essencial para melhorar a disposição durante os exercícios físicos promovendo a  recuperação muscular, reduzindo a fadiga, e melhorando, assim, a performance durante os treinos.

2. Prevenir doenças cardiovasculares e a insuficiência cardíaca

Estudos mostraram que a suplementação oral com coenzima Q10 pode aumentar níveis teciduais deste nutriente, havendo associação com redução do risco de mortalidade por doença cardiovascular em idosos, assim como reduzir também o risco de mortalidade em pacientes com diabetes tipo II, doença renal crônica ou hepática, seja por efeitos no processo primário da doença ou na disfunção cardiovascular secundária .

Os efeitos cardiovasculares da coenzima Q10 estão relacionados a sua relação na síntese bioenergética, com capacidade de antagonizar a oxidação de lipoproteína de baixa densidade e relacionada a melhora da função endotelial.

Além das funções do coenzima Q10 mencionadas anteriormente, uma das ações da coenzima Q10 na insuficiência cardíaca  é a inotrópica. Ele melhora o débito cardíaco pelo aumento da força contrátil do coração. Supõe-se que coenzima Q10 melhora a utilização de oxigênio a nível celular.

4. Melhorar a saúde cerebral

Com o avanço da idade os níveis de coenzima Q10 tendem a diminuir e deixar as células mais suscetíveis aos danos oxidativos, principalmente o cérebro, por isso a suplementação com coenzima Q10 ajuda a repor os níveis saudáveis desta molécula, fornecendo energia as células do cérebro e evitando danos oxidativos, prevenindo assim a ocorrência de doenças como Alzheimer e Parkinson.

5. Prevenir o envelhecimento precoce

A coenzima age retardando o envelhecimento precoce da pele. “Ao estimular a produção de colágeno, melhora a firmeza e elasticidade, ajuda na oxigenação das células, evitando o aparecimento de rugas, linhas de expressão e flacidez”, conta. Além disso, combate os radicais livres, um dos principais vilões do envelhecimento da pele.

6. Aliviar sintomas da fibromialgia

Como a coenzima Q10 possui ação antioxidante, a suplementação com esta enzima tem sido usada para aliviar os  sintomas de fibromialgia, como dor, fadiga, cansaço matinal e depressão. Conheça mais sobre os sintomas da fibromialgia. 

7. Prevenir o câncer

Devido às suas propriedades antioxidantes, a coenzima Q10 fortalece o sistema imunológico e protege as células contra os danos causados pelos radicais livres, podendo ajudar na prevenção do surgimento do câncer.

Apesar desses possíveis benefícios, mais estudos são necessários para se confirmar o uso da coenzima Q10 na prevenção do câncer.

Agora que você já sabe tudo sobre Coenzima Q10, que tal experimentar os seus benefícios com um cupom de 20% OFF para você em  nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.  
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.

👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − 11 =