Como emagrecer com ativos naturais?

A busca pelo emagrecimento associada a uma melhor qualidade de vida é uma tendência que não “sairá de moda”. É um emagrecimento não somente para manutenção da beleza, mas, também, para melhoria da saúde, bem-estar físico, mental e emocional. Por isso, há tanta curiosidade e crescimento da busca sobre métodos mais naturais que auxiliam nesse objetivo. O tratamento de perda de peso através do uso de fitoterápicos tem se tornado atraente por ser considerada uma terapia natural e possuir poucos efeitos colaterais.

O que são fitoterápicos?

São produtos obtidos a partir de matérias-primas ativas vegetais que possuem eficácia, segurança e qualidade comprovadas e que possuem um importante papel na prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Como os fitoterápicos agem no organismo?

Eles podem agir como inibidores de apetite, aceleradores de metabolismo (termogênicos), antioxidante, diuréticos, detoxificantes, podem atuar no controle do colesterol, além de várias outras indicações.

Quais as opções de ativos naturais para o emagrecimento?

Existem diversos ativos manipulados que auxiliam no emagrecimento segue a lista dos mais buscados:

Cactin: Extrato seco obtido do fruto do cacto Opuntia ficus-indica. Apresenta propriedades diuréticas, eliminando o excesso de líquidos sem o desequilíbrio eletrolítico; contribui para detoxificação do organismo; atua no gerenciamento do peso na redução da gordura corporal; auxilia na redução dos níveis de triglicerídeos e LDL (colesterol ruim); coadjuvante no cuidado da esteatose hepática.

Garcinia cambogia: O extrato seco de Garcínia é obtido da casca da fruta nativa do sul da Ásia. Possui habilidade em controlar e reduzir o peso corporal por acelerar a queima de gordura pelo próprio corpo e pela sua capacidade de bloquear a síntese de gordura “nova”. Possui um efeito inibidor de apetite, mas sem causar danos iguais aos outros supressores de apetite que estimulam o SNC (distúrbios psicológicos, cardiovasculares entre outros).

Glucomannan: Conhecido também como Konjak mannan, extraído da raiz Konjac e originária do continente asiático. É considerada uma fibra alimentar que auxilia na regulação do intestino. Atua como inibidor de apetite, pois preenche o estômago, fazendo com que o indivíduo tenha a sensação de plenitude gástrica. Pela propriedade de formar um gel, o Glucomannan, também, promove uma absorção de gorduras reduzindo as taxas de colesterol e triglicerídeo

Gymnema sylvestre: É uma trepadeira lenhosa encontrada na África tropical, Austrália, central e sul da Índia e da China. Gymnema é conhecida por ter efeitos antimicrobianos, anti-hipercolesterolémicos, e hepatoprotetores, e em especial, efeitos sobre a obesidade e diabetes mellitus, por ter ação estimulante sobre a produção de insulina. Ainda, possui efeito inibidor do gosto doce da glicose na boca (efeito que dura de 1 a 2 horas). Suas folhas apresentam uma atividade diurética e laxante moderada.

Citrus aurantium: Conhecida popularmente como laranja-amarga, é uma planta de origem asiática muito rica em sinefrina. Um potente emagrecedor natural, pois estimula a transformação de gorduras em energia (termogênese), ele ajuda acelerar o metabolismo, promovendo um maior gasto de calorias e, consequentemente, a queima da gordura armazenada. Ele, também, estimula a liberação de adrenalina, fato que contribui com a melhora da performance e aumento da massa magra no caso da prática de sessões de musculação. Possui propriedade digestiva, melhora a absorção dos nutrientes e protege o estômago.

Quais os cuidados em relação ao uso desses ativos?

Existem diversos fitoterápicos no mercado que se mostram capazes de atuar como coadjuvantes no tratamento para perda de peso, mas é necessário ter informações quanto à dosagem adequada a ser utilizada. Nesse momento o farmacêutico pode oferecer orientação ao paciente sobre dosagens, estratégias da utilização correta dos medicamentos e sobre qual ativo é o mais indicado para cada objetivo. Pode, também, encaminhar o paciente para uma avaliação médica caso seja necessária outra intervenção ou tratamento.

É importante ressaltar que mesmo sendo ativos naturais, a orientação de um profissional é de suma importância para prever possíveis efeitos adversos ou interações medicamentosas. Ainda, para obter sucesso no tratamento, é primordial uma mudança no estilo de vida e na qualidade da alimentação.

Agora que você já sabe tudo como emagrecer com ativos naturais, que tal experimentar os seus benefícios com um cupom de 20% OFF para você em  nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.  

👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.

👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Autor: Fabiana Lima Costa, farmacêutica clínica especialista em homeopatia. Belo Horizonte, 26 de Janeiro de 2023.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 6 =