6 dicas de cuidados diários para pele com manchas

6 minutos para ler

A pele com manchas precisa de cuidados especiais para evitar que elas aumentem ou que surjam novas marcas. Assim, manter bons hábitos é importante para trazer mais resistência e beleza para a pele, e mantê-la uniforme e saudável.

Para conseguir bons resultados não é preciso gastar uma fortuna, nem usar dezenas de produtos diferentes. Um bom cronograma de tratamentos, com dermocosméticos eficazes, é o suficiente para deixar a pele mais bonita e protegida contra as manchas.

Quer saber sobre quais são os cuidados diários essenciais para a pele com manchas? Preparamos este post especial para você que sofre com o problema. Vamos lá?

1. Faça a limpeza com um produto específico

A limpeza da pele é muito importante para que ela fique saudável e livre de uma série de problemas. Por isso, é fundamental usar um produto específico para as suas características. Da mesma forma, corpo e rosto precisam de cuidados diferentes, então, os sabonetes para essas áreas também devem ser distintos.

Assim, antes de aplicar qualquer tratamento, é necessário fazer a limpeza com um sabonete adequado. Isso remove as impurezas e retira os resíduos de cosméticos que ficam na pele, para que ela receba novos nutrientes. Você pode encontrar produtos que já tenham ativos clareadores, e começar os cuidados contra as manchas desde o primeiro passo da sua rotina de beleza.

2. Aplique um tônico

O tônico é um produto muito benéfico para a cútis e que com frequência é esquecido. Muitos agentes que entram em contato com a pele alteram o seu pH e deixam resíduos. O tônico tem a função de corrigir esses problemas e reestabelecer a barreira natural de proteção cutânea.

Da mesma maneira, em algumas fórmulas esse produto pode ser enriquecido com ativos que tenham efeitos específicos, como a redução de manchas, prevenção e tratamento de acne, mais firmeza e rejuvenescimento etc.

Ele pode ser usado sempre que for seguir o seu protocolo de cuidados. A recomendação é que seja aplicado após o sabonete e antes do creme de tratamento.

3. Aplique um creme de tratamento

Depois que você já tiver feito todo o procedimento de limpeza, é preciso usar um creme específico para as suas necessidades. A pele com manchas pode ser tratada, ainda que nem sempre seja possível reverter o problema totalmente. Por isso, o produto adequado é seu grande aliado para driblar o incômodo.

O ideal é conversar com o dermatologista para saber qual o ativo mais indicado para o seu caso. Uma alternativa interessante é pedir um dermocosmético manipulado, que tenha as concentrações equilibradas de substâncias benéficas, de acordo com o seu perfil. Assim, você terá um produto personalizado e conseguirá um tratamento muito mais eficaz.

4. Use protetor solar

O protetor solar é item essencial para todas as pessoas, independentemente da idade ou das características da pele. No caso de quem sofre com manchas, a sua importância é ainda maior, uma vez que o sol está fortemente relacionado às alterações na tonalidade da cútis.

Dessa forma, é fundamental usar o produto toda vez que se expuser aos raios UV. Ele é o último item a ser aplicado e isso deve ser refeito sempre que sentir necessidade. Uma dica é apostar em protetores que tenham cor, pois eles também oferecem uma barreira contra a luz visível.

Apesar de ser ótimo para manter a sua segurança, o produto não é passaporte para ficar horas no sol. Por isso, é importante também evitar a exposição direta e usar acessórios, como óculos escuros, bonés, chapéus e roupas finas.

5. Aposte na esfoliação

A esfoliação, apesar de não ser recomendada para uso diário, é um procedimento que elimina as impurezas da pele e promove a renovação celular, com ótimos resultados. Por isso, é uma etapa muito interessante para quem busca combater as manchas e as linhas de expressão. A remoção das células mortas que é promovida faz com que a cútis fique com aspecto renovado, o que melhora a aparência das manchas.

Da mesma forma, a esfoliação faz com que a pele absorva mais os produtos que são aplicados, o que é muito interessante para melhorar a ação dos cosméticos. O produto também pode ter propriedades calmantes, para não causar agressões.

Contudo, é preciso ter cuidado na hora de realizar o procedimento. É importante optar por um produto que não seja agressivo e não usar receitas caseiras clareadoras. Isso pode causar danos à pele e piorar as machas. Além disso, a aplicação deve ser feita com movimentos suaves e com frequência máxima de duas vezes por semana, com intervalos de, pelo menos, dois dias.

6. Tenha uma rotina saudável

Os produtos que você aplica na pele são ótimos para deixá-la mais bonita, porém, sozinhos, não conseguem bons resultados. Por isso, é importante manter uma rotina saudável e se cuidar de dentro para fora também.

Hormônios em equilíbrio

Para evitar manchas, é preciso manter a saúde do corpo todo. Problemas hormonais, por exemplo, podem provocar o surgimento de manchas ou acne, que também pode deixar marcas na pele.

Boa alimentação

A alimentação é essencial para a saúde e beleza. Assim, quando ela está desequilibrada, podem surgir vários problemas cutâneos. Dessa maneira, a recomendação é beber bastante água e consumir alimentos com ação antioxidante, como frutas cítricas, frutas vermelhas, açafrão, azeite de oliva, aveia, linhaça e mamão. Também é importante evitar os alimentos muito processados e que sejam ricos em gorduras e açúcares.

Dormir de maquiagem? Jamais!

É sempre importante ressaltar que não se deve, jamais, dormir com a maquiagem na pele. Esses produtos obstruem os poros, causam irritações e aceleram o envelhecimento. Como vimos, manter a pele limpa e os poros livres de impurezas é essencial para que ela fique mais saudável. Por isso, sempre retire a make ao fim do dia.

Como você pôde perceber, existem muitos cuidados que devem fazer parte do seu cotidiano, para tratar a pele com manchas e mantê-la bonita e uniforme. É importante sempre consultar o seu médico para saber quais os melhores procedimentos para o seu caso, além de verificar a compatibilidade entre os produtos. Assim você garante a sua segurança e beleza.

Quer receber dicas sobre os cuidados com a pele e a saúde em seu e-mail? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e comece a acompanhar todas as novidades.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This