Descubra 7 alimentos que aceleram o metabolismo

Você já deve ter ouvido falar sobre os alimentos que aceleram o metabolismo ou um comentário de algum amigo, que está ingerindo substâncias para acelerar o metabolismo. Mas o que significa acelerar o metabolismo e qual o objetivo disso?

Para responder a essas perguntas, primeiro precisamos compreender o que é metabolismo e qual é o papel dele nas nossas vidas!

O que é metabolismo?

Chama-se metabolismo qualquer tipo de reação química que ocorra dentro do nosso corpo e há milhares delas acontecendo, agora mesmo, enquanto você lê esse post. As reações metabólicas podem ser tanto de construção – reações anabólicas – quanto de quebra – reações catabólicas.

O metabolismo é essencial nas nossas vidas, pois sem ele não existiríamos. É por meio dele que a molécula energética ATP é quebrada e assim, outras reações químicas podem funcionar. Portanto, o metabolismo é, sem dúvidas, fundamental.

Há também o que chamamos de metabolismo basal, sendo aquele que é realizado pelo nosso corpo para manter as funções básicas como o coração batendo, a respiração e todas as outras funções necessárias para a manutenção da vida.

Cada um possui um ritmo no seu metabolismo e esse ritmo pode ser alterado por patologias, como o hipo ou hipertireoidismo, ou por certas substâncias como os alimentos termogênicos. Esses ajudam a acelerar o metabolismo e assim, todas as reações químicas ocorrem numa maior velocidade, necessitando de mais energia que o normal e, portanto, consumindo as reservas enérgicas que temos na forma de gordura ou mesmo impedindo que o tecido adiposo fique maior.

Quais alimentos que aceleram o metabolismo?

Quem deseja perder peso quer que isso aconteça o mais rápido possível e, muitas vezes, praticar atividades físicas e fazer uma dieta balanceada oferece um resultado mais lento que o esperado, apesar de ser o caminho certo a seguir.

Para deixar esse processo mais rápido e aumentar o seu desempenho nos treinos, você pode adicionar à sua dieta um grupo de alimentos chamados termogênicos. Eles ajudam a acelerar o metabolismo e auxiliam na perda de peso.

Quer saber quais são? Então veja abaixo a lista que preparamos:

1. Maçã

A maçã é uma ótima fruta para colocar na dieta se a sua intenção é perder peso. Essa fruta dá um verdadeiro empurrão no metabolismo deixando-o mais rápido e assim, o consumo de energia torna-se maior. Outro ponto positivo da maçã é que ela é rica em pectina, uma fibra que retarda a absorção de açúcar pelo organismo e mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Assim, além da perda acelerada de energia, você também passa a comer menos.

2. Pimenta

Aqui não estamos falando de qualquer pimenta, mas sim de uma específica: a pimenta vermelha. Ela é rica em uma substância chamada capsaicina que acelera a quebra de gordura presente no tecido adiposo, liberando essa energia para ser usada pelo organismo de forma mais fácil.

A pimenta vermelha pode ser adicionada em molhos para saladas e demais pratos como um tempero. Além de ajudar na queima de energia, a capsaicina também pode ajudar no tratamento da psoríase e da osteoartrite.

3. Chá verde

Esse chá já é bastante famoso e reconhecido por milhares de pessoas como um excelente ajudante na perda de peso. O chá verde é feito a partir da planta Camellia sinensis, a mesma que faz o chá preto e branco. A diferença desse chá, em relação aos outros e suas propriedades, ocorre por causa do momento da colheita.

As folhas possuem uma boa dose de cafeína e também outras substâncias benéficas, como os antioxidantes. O ideal é tomar o chá por 3 meses – cerca de 5 xícara de chá por dia – para sentir os seus efeitos.Mas há algumas contraindicações: quem sofre de insônia ou tem problemas cardíacos não deve tomar essa bebida sem orientação de um profissional.

4. Água gelada

Você deve achar estranho que algo tão simples como a água esteja nessa lista, mas é verdade. Esse líquido tão importante para a nossa saúde ainda pode nos ajudar a perder alguns quilos a mais desde que esteja bem gelada.

A lógica é a seguinte: o nosso corpo funciona numa temperatura ótima entre 36° a 37° graus e, quando ingerimos a água gelada, essa temperatura se desequilibra. Assim, o metabolismo precisa trabalhar mais rápido para elevar a temperatura do corpo ao seu padrão normal novamente.

5. Alimentos ricos em ômega 3

Ao contrário do que se pensava, as gorduras são essenciais e extremamente benéficas para a nossa saúde, mas não é qualquer gordura. As gorduras boas, como o ômega 3 devem estar na nossa dieta e trazem importantes vantagens, dentre elas, o metabolismo acelerado.

Essa gordura é normalmente encontrada em peixes como o salmão, o atum, a sardinha, entre outros, e também nas oleaginosas como as castanhas e nozes. O ômega 3 ajuda a elevar o metabolismo basal e assim, mesmo quando estamos sentados, estamos queimando mais gordura que o normal.

Além disso, o ômega 3 possui diversos benefícios. Ele faz bem para o coração, pois ajuda na redução do colesterol, melhora o funcionamento da mente afastando doenças como o Mal de Alzheimer e também auxilia no controle de doenças como a artrite reumatoide e a depressão.

6. Canela

Outro tempero bastante utilizado pelos brasileiros desde a época do descobrimento é a canela e que também ajuda a acelerar o metabolismo. Ela age com mais intensidade no metabolismo basal e o cálcio presente nela é a substância que ajuda nessa perda de peso. Além dessa vantagem, todos nós sabemos o quanto esse mineral é importante para a saúde dos ossos e também para a contração muscular.

7. Proteínas

Pouca gente sabe, mas as proteínas são ótimas aliadas quando o assunto é reduzir o percentual de gordura de forma mais rápida. Como as cadeias proteicas são muito grandes e com diversas ligações, o nosso organismo tem mais dificuldade de degradar essa substância e assim, precisa quebrar mais moléculas de ATP para metabolizar a proteína do que o carboidrato, por exemplo.

Como obter o melhor resultado?

De nada adianta adicionar esses alimentos a sua dieta e continuar com um cardápio rico em carboidratos e gorduras ruins. A melhor forma de obter bons resultados é procurando um nutricionista para que ele forneça uma dieta de acordo com as suas necessidades e acrescente esses alimentos a ela.

Outro ponto importante é a prática de exercícios físicos. O metabolismo fica ainda mais acelerado quando estamos praticando alguma atividade física, potencializando assim os efeitos desses alimentos.

Você também pode encontrar esses alimentos e substâncias na forma de cápsulas e comprimidos nas farmácias de manipulação. Fica muito mais prático de consumir, especialmente se você tem uma vida corrida. Baixe o nosso eBook e descubra tudo o que precisa saber sobre medicamentos manipulados!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This