O que eu preciso saber sobre hidratação da pele?

Manter a pele sempre bem-hidratada não é uma tarefa fácil para todos, afinal de contas, várias são as tarefas do dia a dia e acabamos nos descuidando disso. Porém, ao contrário do que muitos pensam, a hidratação da pele é algo extremamente importante não só para a aparência, mas porque o ressecamento dela pode nos indicar que algo não vai bem com o nosso organismo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Por que a hidratação da pele é importante?

Uma pele bem-hidratada tem um aspecto saudável, brilhante e apresenta maior firmeza e elasticidade. Todas essas vantagens podem ser conseguidas por meio da água, ou seja, para manter uma derme bonita é necessário beber boas porções de água todos os dias.

O problema é que nem sempre isso é o suficiente e a pele ressecada pode causar diversos problemas, como coceira constante e rachaduras, que se não forem bem-cuidadas, podem infeccionar. As rachaduras e trincas mais severas podem até sangrar.

A hidratação da pele evita esse tipo de problema, além de nos deixar com uma aparência mais jovem e saudável. Ela é de extrema importância, especialmente quando vamos ficando mais velhos e a produção da oleosidade cai. Assim, a melhor opção é usar sempre um bom creme hidratante.

O que fazer para evitar o ressecamento da pele?

Não use sabonete com muita frequência

Uma das recomendações de alguns dermatologistas é a de não tomar banhos todos os dias. Mas como moramos num país tropical e o clima não nos permite esse tipo de hábito, o ideal é não usar sabonete caso você tome mais de um banho por dia.

Isso porque esse produto retira boa parte da oleosidade natural da pele, um dos fatores responsáveis por ajudar na retenção de água nesse tecido. Portanto, é bom evitar o uso em demasia.

Não tome muito sol

O calor em excesso nos faz perder uma boa dose de água todos os dias por meio do suor. Se expor demais ao sol pode causar uma desidratação severa e também contribuir para um envelhecimento mais rápido da pele. Caso você queira pegar um bronzeado, não esqueça de usar muito protetor solar e aproveite os poros abertos deixados pelo calor para usar um creme hidratante.

Além desses cuidados, é indicado beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, bem como evitar a aplicação de produtos que contenham álcool na formulação e o uso de buchas na hora do banho.

Por que a pele fica mais ressecada no inverno?

A maioria das pessoas pensam que a pele tende a ficar mais ressecada no verão, já que é nessa época do ano que mais perdemos líquidos. Mas a realidade é justamente o oposto: é durante o inverno que a nossa derme mais sofre.

Acontece que, como o clima está mais frio, bebemos menos água e, assim, a retenção de líquidos fica cada vez menor. Outro fator é que tomamos banhos com a temperatura da água mais elevada, removendo de forma mais intensa a oleosidade da pele.

Como hidratar a pele?

Existem alguns pequenos truques que podem ajudar você a hidratar melhor a sua pele e ter resultados excelentes. Usando-os de forma frequente, a sua derme responderá positivamente de maneira muito mais rápida. Veja quais são:

  • faça movimentos circulares na pele;

  • substitua o sabonete pelo shower gel, que não resseca a pele;

  • os banhos devem ser mornos e rápidos;

  • aplique hidrantes, ao menos, duas vezes por dia;

  • na hora de passar o hidratante, certifique-se de que a pele esteja realmente seca e aplique o produto até a sua completa absorção;

  • beba muito líquido todos os dias.

Como escolher o melhor hidratante?

Não existe um único produto que é considerado o melhor, mas sim aquele que é compatível com o seu tipo de pele. Por exemplo, para uma derme seca, você deve providenciar um hidratante para essa condição ou mesmo para a pele extrasseca, que também vai ajudar.

O ideal é procurar ajuda de um médico dermatologista para que ele identifique qual é o seu tipo de pele e quais são as suas necessidades. Por exemplo, há hidratantes que têm ingredientes a mais, como a vitamina E, uma substância que retarda o envelhecimento.

 

Além de beber bastante líquido, existem alguns alimentos que melhoram a hidratação da pele. Conheça agora 6 deles e como fazer para inseri-los na sua dieta!hidratante

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 2 =