Descubra como repor vitamina D e a importância desse nutriente

Para manter a vida sempre saudável, é indispensável preservar o equilíbrio nutricional do corpo. Porém, existem algumas substâncias que, apesar de essenciais, não são tão fáceis de encontrar na alimentação diária. A vitamina D é um exemplo claro, justamente porque os alimentos não contêm grande quantidade dela, mas a falta causa problemas para o organismo.

Por ser um dos principais hormônios aliados ao bom funcionamento do corpo, inclusive para emagrecer, é preciso ficar atento aos sinais e repor vitamina D sempre que necessário.

Se você quer entender melhor sobre a importância desse nutriente e o que fazer para manter as taxas sempre em dia, é só continuar lendo este artigo!

Para que serve a vitamina D?

A principal função dela é regular a absorção de cálcio e fósforo no organismo, mantendo os níveis dessas moléculas equilibrados na corrente sanguínea. Essa simples função traz diversos benefícios para o corpo:

  • Previne doenças, como diabetes, hipertensão e cardiopatias;
  • Aumenta a eficácia do sistema imunológico;
  • Fortalece os ossos e os dentes;
  • Auxilia no emagrecimento.

A falta da vitamina faz o metabolismo ficar desregulado, por conta da dificuldade de absorver o cálcio presente na corrente sanguínea. Com isso, surgem problemas como fraqueza muscular, indisposição, raquitismo, fragilidade óssea e até osteoporose, principalmente em idosos. A vitamina também é essencial para mulheres, pois ela ajuda a manter a fertilidade e a prevenir abortos espontâneos.

Por sua vez, o excesso do nutriente aumenta as chances de ter pedras nos rins, arritmia cardíaca, náuseas, coceira e até nervosismo. Porém, é raro ter excesso dessa vitamina, o que acontece somente quando a pessoa faz uso exagerado de suplementos. Dica: para quem quer emagrecer, a vitamina D é indispensável para manter o vigor e a disposição nos exercícios físicos.

Qual a quantidade diária necessária?

À medida que a idade avança, a necessidade diária da substância fica maior. Embora as quantidades sejam variadas de acordo com o organismo de cada um, normalmente os níveis são:

  • Crianças de até 1 ano: 10 mcg;
  • Crianças maiores, jovens e adultos: 15 mcg;
  • Grávidas: entre 15 e 20 mcg;
  • Idosos, a partir dos 70 anos: 20 mcg.

Como repor vitamina D?

Os alimentos consumidos diariamente não contêm a quantidade de vitamina D ideal para o corpo humano. Caso algum dos sinais de falta do nutriente apareça, é preciso fazer a reposição para manter a saúde em dia. Veja as principais maneiras para complementar a vitamina.

Melhorar a alimentação

Comer melhor faz toda a diferença. Alimentos como peixes, frutos do mar, leite, gema de ovo e fígado de boi são os que mais contém vitamina D, embora a concentração da substância seja baixa. Ainda assim, incluí-los na dieta frequentemente faz diferença e ajuda a manter as taxas da substância.

Tomar sol

O próprio organismo produz esse hormônio com base no colesterol presente no corpo, por meio da exposição ao sol. Porém, é preciso ter cuidado com a pele, pois quanto mais clara for a pessoa, menos tempo de sol é indicado, principalmente para evitar queimaduras ou doenças dermatológicas. Aproximadamente 15 minutos diários para peles mais claras e até 1 hora para as mais escuras são suficientes.

Usar suplementos

Existem cápsulas e gotas de vitamina D concentrada, que são suplementos indicados para reposição em casos de falta acentuada da substância como no raquitismo e na osteoporose. O médico é o profissional mais adequado para medir a deficiência e indicar a dosagem diária correta, uma vez que ela varia com o sexo, a idade e o grau de deficiência.

Por mais que você se esforce, nem sempre a alimentação fornece todos os nutrientes necessários para um metabolismo regulado. Para manter a qualidade de vida enquanto evita indisposição, fraqueza nos ossos e doenças autoimunes, é indispensável encontrar maneiras alternativas de repor vitamina D. Tomar sol deve fazer parte dos seus cuidados com a saúde e, se necessário, ingerir suplemento vitamínico.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a vitamina D, que tal utilizar um cupom de 20% OFF para você em nossa loja virtual? É só digitar BLOG20 no carrinho de compras e aproveitar o desconto.
👉 Clique aqui para comprar pelo WhatsApp.
👉 Clique aqui para comprar pelo Site.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um + treze =