Afinal, para que serve a vitamina B12?

Muitos são os nutrientes importantes para a nossa saúde — e as vitaminas estão entre os principais. Em especial, o complexo B é cheio de substâncias semelhantes e, cada uma delas, tem uma função essencial no nosso organismo.

Neste texto, vamos falar da vitamina B12, que oferece diversos benefícios e exerce funções de destaque no funcionamento do corpo humano. Quer saber para que serve a vitamina B12 e todas as vantagens que ela oferece? Então, continue a leitura!

Quais são os benefícios da vitamina B12?

Essa vitamina faz parte do grupo das hidrossolúveis, ou seja, aquelas que precisam da gordura para entrar no nosso corpo. Conheça, abaixo, quais são os inúmeros benefícios da vitamina B12:

Ajuda o sistema nervoso central (SNC)

O SNC é formado pelo cérebro, cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal. Todas essas partes precisam da ajuda da vitamina B12 para funcionar de forma mais adequada. Isso porque esse nutriente auxilia na formação da bainha de mielina, uma substância que recobre os nervos e apoia a transmissão de informações. Sem ela, o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico não funcionariam.

Atua na prevenção da anemia megaloblástica

Nessa patologia, as hemácias estão em menor quantidade, são imaturas e, por isso, não conseguem exercer a sua função. Lembrando que essas células são as responsáveis por levar o oxigênio para as mais diversas partes do corpo. Além disso, a doença começa a impedir a produção de novos glóbulos vermelhos, representando um sério risco à vida.

A vitamina B12 atua na formação das hemácias e também na sua maturação. Ou seja, o nutriente age no desenvolvimento dessas células até que elas possam atender às necessidades do corpo. Portanto, ela é capaz de prevenir a anemia megaloblástica.

Ajuda no reparo do DNA

Vários fatores podem causar mudanças na cadeia de DNA, como o consumo de certos alimentos (principalmente, os industrializados) e ter hábitos ruins (não praticar exercícios, ingerir bebida alcoólica e fumar, por exemplo). A partir disso, o câncer pode se desenvolver.

Um dos papéis mais importantes da vitamina B12 é justamente agir na formação e na reparação da cadeia de DNA. O nutriente também ajuda a reparar as células que foram danificadas no processo de replicação.

Promove mais resistência

Depois de uma longa série de exercícios é normal o músculo fadigar, mas se isso acontece em pouco tempo e com frequência pode ser um indício da falta de vitamina B12 no organismo.

Isso se dá por um movimento em cadeia, já que o nosso corpo é um grande relógio, no qual uma engrenagem defeituosa afeta todo o funcionamento. Como a vitamina B12 é uma das responsáveis pela produção e pelo desenvolvimento das hemácias, quando ela não está presente, essas células não se desenvolvem e o aporte de oxigênio para os músculos diminui, causando o cansaço prematuro.

Quais alimentos oferecem a vitamina B12?

Essa vitamina pode ser encontrada nas carnes (principalmente na de porco e em peixes de água fria, como é o caso do salmão, da truta e do atum), no leite e em seus derivados, nos ovos e nas ostras.

O nutriente também tem fontes vegetais, como a batata, as folhas verdes, a banana e os cereais integrais (como a granola).

O que a deficiência dessa vitamina causa?

Por causa da sua enorme participação no funcionamento do corpo, a falta de vitamina B12 é capaz de levar a problemas irreversíveis no SNC. Alguns sinais e sintomas que o corpo apresenta são parestesias (sensação de dormência e formigamento), dificuldade para caminhar e até mesmo para controlar a micção.

Outras doenças, como a depressão e a anemia megaloblástica, podem se desenvolver por conta dessa deficiência. Além disso, pode levar também a vertigens, alucinações, problemas na memória e na concentração.

Agora que você já sabe para que serve a vitamina B12, que tal colocá-la na sua dieta? Uma forma simples e prática de fazer isso, e que também oferece todos os benefícios desse nutriente, é por meio de suplementos. Experimente!

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