queda de cabelo queda de cabelo

Queda de cabelo masculina: veja como prevenir e tratar aqui!

6 minutos para ler

A queda de cabelo masculina é um problema frequente que, em alguns casos, pode ser revertido. Isso acontece em diversas idades e o importante é buscar um cuidado preventivo caso já exista a predisposição genética ou assim que começarem a surgir o afinamento e a perda excessiva dos fios.

Dessa forma, os melhores tratamentos dependem das causas que acarretam a queda. É preciso observar com cuidado os hábitos que são mantidos e as alterações no corpo, para identificar a origem do problema.

Para ajudarmos, neste artigo, mostraremos as principais causas da queda de cabelo masculina, os melhores tratamentos e cuidados preventivos, além de dicas para escolher os produtos adequados. Continue a leitura para conferir.

Quais as principais causas da queda de cabelo masculina?

Além das questões genéticas, a queda de cabelo pode ter muitas causas. Como mencionamos, compreender o que provoca a perda ou o afinamento dos fios é essencial para encontrar os melhores tratamentos. Dessa forma, é possível saber o que precisa ser evitado para que eles fiquem sempre fortes. Veja a seguir.

Deficiência de nutrientes

Uma alimentação saudável e nutritiva é fundamental para manter a força dos cabelos. Os fios precisam de quantidades equilibradas de proteínas, vitaminas e minerais para crescerem saudáveis. Quando estão em falta no organismo, a queda pode se acentuar. Beber a quantidade suficiente de água também é importante.

Maus hábitos

Alguns hábitos, como tomar banhos muito quentes, dormir com os cabelos molhados ou usar chapéu e boné por longos períodos, podem favorecer a queda. Essas ações desestabilizam a oleosidade natural do couro cabeludo e enfraquecem os tecidos.

Problemas de saúde

Não se pode descartar a presença de algum problema de saúde que acarrete a queda. Alterações hormonais e anemia são exemplos. Portanto, é sempre bom procurar um médico se você perceber que a perda dos fios está acentuada, principalmente se estiver relacionada a outros sintomas.

Alterações emocionais

Assim como as questões de saúde, aspectos emocionais podem fazer com que os cabelos caiam em grandes quantidades. O estresse por períodos prolongados causa diversas alterações fisiológicas que afetam o corpo todo, o que pode provocar queda de cabelo e inflamações nos folículos.

Como prevenir e tratar a queda?

Agora que já conhecemos as principais causas, é importante saber o que é possível para prevenir e tratar a queda de cabelo masculina.

Ingerir vitaminas

Como vimos, a alimentação faz muita diferença na saúde dos cabelos. Por isso, procure incluir mais vitaminas em sua rotina e ingerir alimentos variados. Alguns micronutrientes agem diretamente na força e no crescimento dos fios, como: vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e ferro.

Além disso, é importante tomar um pouco de sol diariamente, para garantir boas doses de vitamina D no organismo. Você pode complementar a sua dieta com um suplemento específico para cabelos, que trará um auxílio extra para garantir mais força e reduzir a queda.

Massagear o couro cabeludo

Uma massagem regular no couro cabeludo ajuda a ativar a circulação sanguínea da região, o que aumenta os nutrientes e o oxigênio. Ela precisa ser feita com as pontas dos dedos, sem usar as unhas e com movimentos suaves.

Você pode fazer isso durante o banho enquanto aplica o shampoo ou com algum óleo vegetal extra-virgem para uma umectação. O óleo de coco é uma excelente opção.

Usar aloe vera

Apostar em receitas caseiras pode ser uma boa alternativa, entretanto, é fundamental se certificar de que ela é segura e não trará prejuízos ou riscos aos cabelos e à pele. Assim, o aloe vera — também conhecido como babosa — é interessante para quem quer deixar os fios mais fortes e hidratados sem prejudicar a raiz.

Aplicar shampoo antirresíduos

Os produtos que são usados no couro cabeludo podem deixar resíduos que obstruem os folículos, o que enfraquece os fios. Por isso, usar uma ou duas vezes ao mês um shampoo antirresíduos ajuda a eliminar a sujeira mais resistente que fica acumulada.

Cuidar do couro cabeludo

Já destacamos que maus hábitos prejudicam o couro cabeludo e enfraquecem os fios. Portanto, é importante adotar cuidados para ter cabelos mais saudáveis. Algumas dicas para isso são: lavar os cabelos com uma frequência média, sem excesso e sem deixá-los sujos por vários dias e dar preferência à água morna no banho.

Os cosméticos ajudam no combate à queda de cabelo?

Além dos cuidados naturais, também é possível optar por produtos específicos para o tratamento da queda de cabelos. Você pode apostar em shampoos, tônicos e loções que ajudam no combate ao problema. Eles podem ser ótimos se forem usados corretamente.

Você também pode procurar o acompanhamento de um dermatologista, que indicará a fórmula mais adequada para o seu caso. Isso pode acontecer por uso tópico, oral ou ambos. Trata-se de uma maneira mais segura de conseguir um bom resultado.

A dica é evitar fazer vários tratamentos ao mesmo tempo e aplicar muitos produtos nos cabelos. O ideal é testar um de cada vez para perceber o seu real efeito. O excesso também pode pesar os fios e ter ação contrária à desejada.

Na hora da escolha, é importante avaliar a composição dos produtos. Alguns trazem substâncias prejudiciais aos cabelos. É indicado evitar aqueles que tenham:

  • sulfatos: usados para a limpeza e espuma, retiram também a água, os lipídeos e os nutrientes;
  • parabenos: são conservantes sintéticos que têm um potencial tóxico e, em algumas pessoas, podem provocar reações alérgicas e irritações;
  • petrolatos (óleo mineral, parafina líquida ou vaselina): são derivados do petróleo e podem ser contaminados no refinamento, o que traz prejuízos aos fios. A dica é buscar apenas os que tenham o selo “white petrolatum” que indica que são seguros.

Por outro lado, existem ativos excelentes para combater a queda e fortalecer os cabelos. Dê preferência a cosméticos que tragam em sua fórmula:

  • bioex capilar: é um complexo de substâncias que atua no metabolismo capilar, o que favorece o crescimento forte e saudável;
  • d-pantenol: ajuda a trazer mais hidratação e maciez, previne o envelhecimento precoce dos fios e ajuda no crescimento;
  • vitaminas: são essenciais para combater a queda de cabelos e deixá-los mais bonitos, por isso, é sempre interessante apostar em cosméticos enriquecidos com esses micronutrientes.

Dessa forma, percebemos que existem muitas maneiras de tratar e prevenir a queda de cabelo masculina. O importante é adotar os cuidados em sua rotina o quanto antes, para que o problema não evolua e se torne mais difícil de reverter.

Gostou das dicas e informações que apresentamos? Então, siga-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram para acompanhar nossos conteúdos e novidades.

Avalie nosso conteúdo: https://materiais.naturederme.com.br/pesquisa-blog

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This